PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Tapenade de azeitonas: aprenda essa deliciosa opção de tempero e pasta

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Formada em educação e em nutrição, Taise Spolti é ex-fisiculturista e participou do programa Masterchef, da Band. Em sua coluna, traz receitas que aliam ingredientes saudáveis à gastronomia, além de mostrar como a alimentação equilibrada, a prática de exercícios e outros bons hábitos são essenciais para trilhar o caminho da saúde e do bem-estar físico e mental.

Colunista do UOL

23/06/2022 04h00

Muitas pessoas me questionam sobre alguns ingredientes bem presentes na vida do brasileiro e que, se pensarmos apenas nutricionalmente, não usaríamos nas receitas, como as azeitonas em conserva.

Não só elas, mas outras conservas, quando bem manipuladas e sem exageros, podem ser muito úteis nas refeições diárias, conferindo mais sabor, texturas e aromas a preparos que poderiam ser vistos como sem graça por quem está de dieta, por exemplo.

A tapenade é uma dessas receitas que oferecem um sabor único, sensacional e muito rico em aromas a qualquer outro preparo ou refeição, como uma salada, um macarrão integral com vegetais ou então no lanche da tarde, acompanhando uma torradinha ou panqueca integral.

Para que as azeitonas em conservas sejam bem proveitosas na sua dieta, faça o seguinte:

Escorra o liquido da conserva, lave com água corrente brevemente as azeitonas, e então deixe-as imersas em uma nova água filtrada durante algumas horas (pode até usar o mesmo vidrinho, se preferir). Esse processo vai dessalgar todo o excesso de sódio usado na conservação, mas mantém o sabor único que as azeitonas possuem.

Vamos usar azeitonas verdes e pretas, mas você pode optar por usar somente um tipo, se preferir.

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho
  • 100 g de azeitonas drenadas
  • 2 colheres (sobremesa) de azeite
  • 1/2 tomate sem caroço e sem pele
  • Raspas da casca de 1/2 limão
  • 15 folhas de manjericão fresco
  • Pimenta-preta moída na hora a gosto
  • Sal: opcional, pois as azeitonas já estão salgadas, mas fica a seu critério

Modo de preparo:

  1. Pique as azeitonas na ponta da faca --quanto menores, melhor. Adicione o alho enquanto pica as azeitonas e pique junto ambos, até formarem uma pastinha.
  2. Retire a pele e as sementes de meio tomate, corte em pequenos pedaços e adicione à pasta de azeitonas e alhos.
  3. Pique o manjericão, adicione à pasta junto às raspas de limão.
  4. Por fim, tempere com sal e pimenta, regue com azeite e sirva com o preparo que desejar. Caso queira manter na geladeira por alguns dias e consumir com torradinhas integrais, mantenha refrigerado em pote fechado por até sete dias.