PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Espinafre, queijo e massa é uma combinação incrível! Aprenda receita rápida

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

16/09/2021 04h00

O espinafre é uma hortaliça versátil, porém esquecida. Vejo que as pessoas que eu acompanho dificilmente usam o espinafre em suas receitas, por medo de errar ou não saber combinar.

Ele tem um sabor amargo, sim, e por isso combina muito bem com contrastes doces, ácidos e picantes, como em uma salada com nozes e sementes, um molho cítrico de laranja ou então em uma massa com um molho com queijo —essa é a receita supersimples e rápida que quero ensinar a você.

Ingredientes:

  • 2 xicaras (de chá) de folhas de espinafre
  • 1/2 pacote de massa de sua preferencia (eu estou usando macarrão de trigo durum, pode ser integral, espaguete, talharim e até penne)
  • 3 colheres (de sobremesa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (de sobremesa) de manteiga sem sal
  • Pimenta verde ou preta moída na hora a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 colher (de chá) de sumo de limão ou vinagre de maçã
  • Raspas de limão a gosto
  • 1/2 xicara (de chá) de queijo grana ralado (quanto mais fermentado o queijo, melhor)

Modo de preparo:

  1. Separe as folhas de espinafre, coloque em uma frigideira com o azeite e um pouco de sal. Deixe em fogo médio/baixo enquanto ele reduz bastante de volume. Enquanto isso, ferva água e coloque a massa que você escolheu para cozinhar;
  2. Ao chegar no ponto correto da massa, separe 1 copo de água do cozimento e dispense o restante;
  3. Coloque a massa escorrida na frigideira com o espinafre, em fogo médio, tempere com sal, pimenta e o sumo de limão. Antes de começar a secar, acrescente o queijo ralado, o copo d'água e misture até formar um molho na frigideira. Desligue o fogo, coloque a manteiga e misture bem;
  4. Sirva em seguida com as raspas de limão.