PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Quer um bolo fofinho e aromático? Aprenda a fazer muffin integral de anis

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

09/09/2021 04h00

Um bolo quentinho, cheiroso e fofinho, mas com um sabor bem diferente: anis-estrelado!

Para fazer esse bolo, você pode conseguir o sabor e cheiro de anis de duas formas: essência natural (ou melhor, extrato) de anis, supersimples e fácil de encontrar em redes de produtos naturais ou de confeitaria; ou então, uma infusão de anis-estrelado feito em casa mesmo. O que muda é a força e presença, o extrato é mais forte e presente, a infusão é mais aromática.

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente, no ponto pasta
  • 5 colheres (de sobremesa) de açúcar mascavo ou de coco (se for usar xilitol, use um pouquinho menos)
  • 1 colher (de chá) de fermento
  • 4 anis-estrelados
  • 1/2 copo de água
  • 5 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral

Modo de preparo:

  1. Coloque a água e os anis em uma panelinha pequena, ou chaleira para chá, e deixe ferver por 5 minutos. Mantenha fechado até esfriar completamente, e então retire os anis. Reserve;
  2. Coloque a manteiga com o açúcar em uma batedeira e bata até que vire um creme esbranquiçado, sem o toque de açúcar na ponta dos dedos (ele dissolve completamente na manteiga quando bate). Sem desligar a batedeira, vá acrescentando os ovos, um a um. Ao terminar de bater, desligue a batedeira, acrescente 2 colheres (de sopa) de infusão de anis (se for usar extrato, use apenas 1 colher de chá rasa), a farinha e o fermento, mas misture levemente com o auxilio de uma espátula, até a massa ficar leve e lisa;
  3. Unte as forminhas de muffin (ou a forma que for usar) e disponha a massa. Pode usar forminhas de muffin ou papel manteiga para ajudar a não grudar a massa na forma. Asse por 30 minutos a 180 graus --o forno deve estar pré-aquecido.