Topo

Taise Spolti

Como fazer uma manteiga ghee de gergelim em casa

Caio Cezar
Imagem: Caio Cezar

Colunista do UOL

08/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sabe aquelas receitinhas que a gente quer fazer com pegada mais oriental? Ou então quando a gente quer fazer um frango, torradinhas integrais ou até o nosso pão na chapa pela manhã, mas com sabor diferente, um toque mais adocicado? Essa manteiga vai ser a chave!

Todos nós já conhecemos as vantagens de consumir a manteiga ghee (ou clarificada), pois tem valor reduzido de lactose, e sua capacidade de suportar altas temperaturas aumenta, sendo muito benéfica para cozinhar diversos pratos.

Eu tenho certeza que vocês vão gostar do sabor e aroma final.

Ingredientes

  • 200 g de manteiga sem sal (um tablete)
  • 3 colheres (de sopa) de óleo de gergelim tostado

Modo de preparo

  1. Coloque a manteiga em uma panela em fogo baixo, até que comece a subir a espuma. Deixe cozinhar por 3 a 4 minutos para que toda espuma suba. Nesse momento, coloque o óleo e deixe cozinhar em fogo extremamente baixo por mais 5 minutos;
  2. Desligue o fogo, e com o auxilio de uma colher de servir, sem movimentar demais a panela, vá retirando toda a espuma da superfície e descarte --lembre-se de não mexer a manteiga derretida, para que essa espuma e os resíduos não se misturem novamente à manteiga.
  3. Coloque então a manteiga ghee em um recipiente pequeno e mantenha na geladeira ou fora da geladeira, sempre fechado. Ela endurecerá naturalmente.