Topo

Taise Spolti

Não gosta de comer salada no frio? Versão morna é perfeita para o inverno

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

13/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ontem, aqui na cidade que estou, Curitiba, fez muito frio à noite, começou a chover e eu e minha colega de quarto ficamos naquele clima de: não vai dar para comer salada nesse frio!

Vocês também já pensaram nisso? Essa situação de não apetecer comer salada ou alimentos frios no inverno ou em dias frios é bem comum e é uma herança social, então realmente você não está sozinho. Mas isso não quer dizer que seja uma atitude boa ou positiva, na verdade é ruim, pois com isso consumindo menos nutrientes que estão presentes nos alimentos, principalmente os verdes.

Para isso, existem opções bem bacanas, como cremes, sopas, e a minha queridinha: salada morna. Salada de inverno ou saladas mornas são aquelas realizadas com alimentos que são da estação fria, e também com preparos que favorecem o consumo em forma de salada, como um molho mais picante para aquecer.

A temperatura da receita é um pouco mais elevada, e misturamos folhas com grãos ainda quentes. Você vai entender —e tenho certeza que vai adorar — quando experimentar essa que eu fiz para mim e para minha colega Kamila.

Se fizer, não esqueça de me marcar no Instagram e dizer se gostou, ok?

Ingredientes

  • 200 g de grão-de-bico (você pode trocar por feijão branco, se preferir)
  • 100 g de frango (pode ser qualquer parte, sem osso nem pele)
  • 50 g de ervilhas
  • Alface, rúcula ou agrião a gosto
  • Sal e pimenta preta moída na hora
  • 2 colheres (de sobremesa) de azeite de oliva
  • 1/3 de xicara (de chá) de salsinha picada
  • Ervas frescas: manjericão, tomilho, orégano a gosto (você pode colocar a que desejar e criar vários sabores diferentes)
  • 1 colher (de chá) rasa de molho de pimenta vermelha

Modo de preparo

  1. Cozinhe o grão-de-bico, escorra a água e reserve. Lave as ervilhas, cozinhe e reserve. Caso você já tenha comprado eles pré-prontos, como a ervilha congelada, apenas reserve em temperatura ambiente;
  2. Corte o frango em cubos pequenos, passe um pouco de sal e pimenta para temperar, unte uma panela pequena com o azeite e então coloque o frango para selar até ficar bem douradinho, em fogo médio;
  3. Quando o frango estiver pronto, diminua o fogo, coloque o grão-de-bico já cozido, as ervilhas, a pimenta, mais um fio de azeite e as ervas que você escolheu, apenas reserve a salsinha e as folhas verdes para o final. Mantenha em fogo baixo por mais 5 a 6 minutos até que tudo se incorpore bem. Desligue o fogo, coloque em uma travessa para servir, e então misture generosamente a salsinha picada e as folhas verdes já higienizadas, como alface rasgada, rúcula, agrião;
  4. Sirva assim, bem colorido e ainda morno. Se desejar, deixe um limão por perto para espremer quando for comer, ficará delicioso.