Topo

Taise Spolti

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Estratégias para deixar sua rotina mais leve e alcançar seus objetivos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

07/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Independentemente de qual for seu objetivo hoje, tenha certeza de uma coisa: planejar o passo a passo vai garantir sucesso na execução. Isso vale para todas as áreas de sua vida, e você já deve ter lido ou ouvido sobre, principalmente de profissionais que trabalham com organização e planejamento de metas e objetivos, certo? Então, como colocar em prática tudo aquilo que a gente lê na internet e recebe de dicas para ser mais saudável, mais leve e alcançar os objetivos de forma eficiente e duradoura?

Organizei para você, então, que quer mudar os hábitos, ter praticidade ou, além de tudo, mudanças físicas e de saúde, uma pequena lista de itens que podem e vão transformar o seu dia a dia, deixando a rotina mais leve.

  • Realize uma limpeza do seu sono: dormir melhor é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, tanto para a saúde emocional quando para a física. Em um sono de qualidade, reparamos danos, produzimos substancias importantes, reorganizamos tudo aquilo que aprendemos e vivenciamos durante o dia que passou. É durante um bom sono que você se prepara para o dia seguinte e todos que virão. Muito comum em pessoas que possuem distúrbios de sono ou um sono de péssima qualidade, é a alternância de humor, transtornos alimentares e menor performance durante o dia. Para ter um dia leve, aposte em um sono bom. Como fazer isso? Beber um chá morninho ou até mesmo gelado de ervas como melissa, camomila ou de maracujá ajuda a acalmar; desligar o celular quando se dirigir ao quarto; evitar o que chamamos de luz azul, que é a emitida pelas telas que usamos hoje em dia e que causam danos à visão, à pele (principalmente para quem tem alguma patologia como a rosácea) e ao sono; apostar em uma máscara para proteção dos olhos e/ou um protetor auricular, que garantem a escuridão e o silêncio ideal para induzir o bom sono.

  • Evite acordar atrasado: a adrenalina que explode no nosso corpo, aliada à liberação natural de cortisol para acordarmos, já faz com que nosso humor e organização mental fiquem alterados. O péssimo hábito de acordar correndo, atropelando tarefas, pulando o café da manhã é com certeza um dos fatores que fazem com que nosso cérebro entenda que estamos sempre 'correndo atrás da máquina'. Além disso, boa parte das coisas que você poderia aproveitar e organizar durante o momento de acordar, para que seu dia seja produtivo, vai ser deixado de lado e aquela sensação de esgotamento ao final do dia vai assolar o seu humor, e novamente você vai cair no pensamento de que 'amanhã ou segunda-feira eu começo'. Dicas: coloque seu despertador para 10 minutos mais cedo, na primeira semana. Use esses dez minutos para a preguiça de estar acordando mais cedo do que antes e comece a organizar o que você pode ainda na cama. Na segunda semana, coloque 15 minutos mais cedo e então parta para a ação, saindo da cama quando o despertador tocar. Faça sua higiene com calma e aposte em uma refeição leve, com calma e atento no agora. Este pode ser um momento interessante para olhar a sua agenda e saber por onde começar.
  • Respeite seus horários de descanso: está na hora do seu almoço, do seu lanche, ou do seu intervalo? Descanse! Não use esse tempo para falar com alguém que agendou uma reunião ou para agilizar uma tarefa para ter mais tempo em outro horário. Não use esse tempo para resolver pendências e problemas, respeite esse horário de descanso ou da sua refeição e faça-o em estado de presença. Desligue o celular, evite atender ligações que podem esperar, evite responder mensagens que podem ser respondidas 20 minutos mais tarde. Se você está trabalhando em casa, entenda que, independente do local de trabalho, sua carga horária deve ser organizada tal como em uma empresa ou escola ou faculdade. Estabeleça qual será seu tempo de descanso e em quais horários serão suas refeições. Respeite essa regra e aposte em estar presente naquele momento. Para quem está procurando se alimentar melhor, esta é a principal dica, pois estar presente na refeição é uma técnica para reduzir a quantidade de comida e sentir eficientemente a saciedade.
  • Respeite os sinais do seu corpo: se ele está em estado de esgotamento, evite colocar mais atividades no seu dia e espere que essa fase passe. Assim, você não sente frustração ou culpa por estar pagando academia e não estar frequentando (mas não esqueça de cancelar para não jogar dinheiro fora), não sente culpa por iniciar uma atividade física e fazer de qualquer jeito pois está com dor, cansado, esgotado. Respeite os sinais que seu corpo dá para também dizer não aos convites, mensagens, ligações, reuniões e outros itens que podem aumentar seu estresse.
  • Aposte sempre em alimentos naturais: eles fazem com que seu corpo esteja mais vivo, ativo, saudável para enfrentar qualquer rotina. Se sentir forte e ativo é a melhor sensação que podemos ter, e isso tem muito a ver com seu estilo e comportamento alimentar, então aposte em alimentos ricos em nutrientes, naturais e frescos.
Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião no meu Instagram @taisespolti e também nas suas redes sociais, para mais amigos saberem dessas dicas.