Topo

Vila austríaca que inspirou "Frozen" atrai multidão de turistas

Hallstatt, na Áustria, ispirou a criação do rieno de Arendelle no filme "Frozen" - iStock
Hallstatt, na Áustria, ispirou a criação do rieno de Arendelle no filme "Frozen" Imagem: iStock

Do UOL

07/01/2020 11h45

Apenas 780 pessoas moram na pequena vila de Hallstatt, localizada nos alpes austríacos. Porém, este número está se multiplicando com uma multidão de turistas que visita diariamente o local depois que ele inspirou a criação de um reino de conto de fadas em "Frozen".

O cenário é cinematográfico: um diminuto povoado escondido entre as montanhas de Salzkammergut, na Áustria, à beira do lago Hallstätter See. Tudo emoldurado por alpes que ficam cobertos de neve durante o inverno.

Hallstatt, na Áustria - iStock - iStock
Hallstatt, na Áustria
Imagem: iStock

Aproximadamente 10 mil pessoas visitam a cidade por dia, segundo estimativa do The Sun. O sucesso da vila entre os turistas se tornou viral depois que o lugar foi tema de um programa de viagens na Coreia do Sul.

No filme da Disney, Hallstatt é a reino fictício de Arendelle, palco de aventuras das irmãs Elsa e Anna e o simpático boneco de neve Olaf. Atualmente, a vila transformou-se em cenário "instagramável" para selfies, vídeos feitos por drones e até ensaios românticos.

Arendelle em cena do filme "Frozen", da Disney - Reprodução - Reprodução
Arendelle em cena do filme "Frozen", da Disney
Imagem: Reprodução

Segundo o The Sun, o prefeito da cidade, Alexander Scheutz, está preocupado com o movimento e quer impedir o fluxo descontrolado de turistas."Hallstatt é uma peça importante da história cultural, não um museu. Queremos reduzir os números [de turistas] em pelo menos um terço, mas não temos como detê-los", afirmou.

A história do povoado

Desde o ano de 1997, Hallstatt é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade é conhecida pela produção de sal a partir das minas locais - a Salzwelten é considerada a mais antiga do mundo.

Market Square, em Hallstatt, na Áustria - iStock - iStock
Market Square, em Hallstatt, na Áustria
Imagem: iStock

Em relação ao turismo, a Market Square é o local onde estão reunidos os hotéis, bares, restaurantes e lojinhas de souvenir que agradam aos turistas. A Igreja Evangélica está localizada logo o lado e é um dos locais mais fotografados da vila austríaca. O mirante Skywalk também é um dos lugares imperdíveis para quem deseja registrar fotos da viagem.

O sucesso do lugar é tanto que uma empresa de mineração chinesa construiu uma réplica da cidade em Luoyang, na China.

Em 30 de novembro de 2019, a vila sofreu um incêndio, destruindo algumas das casas históricas que fazem parte da orla; a polícia ainda está investigando o caso.

Casas incendiadas em Hallstatt, na Áustria - AFP - AFP
Casas incendiadas em Hallstatt, na Áustria
Imagem: AFP