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Você desconta as suas emoções na comida?

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Descubra se você busca consolo no prato com o teste elaborado com a colaboração do psiquiatra Adriano Segal, do Ambulatório de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo)

  • Sim, você come compulsivamente

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    Suas respostas indicam que, na alegria ou na tristeza, você sempre desconta as emoções na comida. A justificativa para isso, de acordo com o psiquiatra Adriano Segal, é que comer promove sensação de prazer e conforto. Mas, quando se torna uma compulsão, a alimentação prejudica a saúde. Para driblar o impulso, evite ficar muito tempo de estômago vazio, dificulte o acesso às guloseimas, coma devagar e controle os ânimos antes de se alimentar

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  • Sim, mas consegue se controlar

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    Você se dá o direito de comer uma guloseima quando algo não sai conforme o esperado, para acalmar os ânimos, mas sabe que não pode abusar. Ter essa consciência é fundamental para que o hábito não se torne uma compulsão. "Perceber que aumenta a ingestão de alimentos quando o estado emocional se altera é o primeiro passo para conseguir controlar o comer emocional', afirma o psiquiatra Adriano Segal

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  • Não, você lida bem com as emoções

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    Suas respostas indicam que, quando está com os ânimos à flor da pele, gosta de tirar um tempo para si até a poeira baixar. Segundo o psiquiatra Adriano Segal, essa é uma boa forma de não se deixar levar pelo impulso de descontar as emoções na comida. "Fazer exercícios, sair para esfriar a cabeça antes de comer ou ler um livro, por exemplo, são maneiras de extravasar as emoções sem prejudicar a própria saúde", diz o especialista

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  • Não, você guarda as emoções para si

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    Quando está irritado ou extremamente feliz, você sequer pensa em comida. Por outro lado, também não cogita dividir seus sentimentos com alguém, o que pode exigir um grande autocontrole da sua parte. Ao escolher levar a vida dessa maneira, o conselho do psiquiatra Adriano Segal é buscar atividades em que consiga relaxar. "Dê-se o direito de desfrutar uma boa noite de sono, tire férias e pratique atividades físicas. O lazer em geral é muito bom para a saúde", diz o especialista

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