Topo

Ópera de Paris veta dançarino em espetáculo após comentários homofóbicos

Sergueï Polounine - AFP
Sergueï Polounine Imagem: AFP

Da RFI

14/01/2019 21h56

A Ópera de Paris decidiu voltar atrás em sua decisão de convidar o ?bad boy? do balé internacional, o ucraniano Sergueï Polounine.

Aurélie Dupont, diretora artística do balé da Opera de Paris, escalou Polounine para ?O Lago dos Cisnes?, mas decidiu retirar o convite no último final de semana. Ela encaminhou uma mensagem aos dançarinos elogiando o ?artista talentoso?, mas reconhecendo que o discurso do ucraniano não estava de acordo com ?seus valores?.

Sergueï Polounine, que recentemente obteve a nacionalidade russa, é chamado de ?bad boy" do balé desde que partiu da prestigiosa instituição britânica Royal Ballet, em 2012. Ele é mais conhecido por sua participação no clipe da canção ?Take Me To Church?, de Hozier, dirigido por David LaChapelle, que tem mais de 26 milhões de visualizações.

Reação dos colegas dançarinos

A conta do dançarino na plataforma Instagram é cheia de elogios ao governo de Vladimir Putin e de comentários considerados homofóbicos e gordofóbicos.

Na sexta-feira (11), Polounine incitava as pessoas a darem ?um tapa nos gordos?, afirmando ?não respeitar a preguiça dessas pessoas?, publicação que foi apagada no dia seguinte. ?É melhor não engordar um grama, do contrário o senhor Polounine não ficará feliz!?, ironizou a dançarina Ludmila Pagliero.

No fim de dezembro, ele criticou a maneira ?efeminada? de certos dançarinos de balé. ?Que vergonha! Francamente, a Ópera de Paris convidar um cara como esse em 2019, é impossível. Nossa companhia tem valores de respeito e tolerância! Não tem espaço para esse homem perto de nós?, reagiu o dançarino, Adrien Couvez, que publicou uma imagem de um comentário de Polounine.

Na imagem, o ucraniano diz para seus colegas ?virarem homens?.

"Já existem bailarinas no palco, não precisamos de duas. Homens devem ser homens e mulheres devem ser mulheres. Masculino e feminino são duas energias que criam uma balança. Tem uma razão para vocês terem testículos", diz Polounine na publicação. ?Vocês precisam de um bom tapa para acordar?, finaliza.