Artista feminista é acusada de exibicionismo após performance em santuário
A artista franco-luxemburguesa Déborah de Robertis está sendo acusada, mais uma vez, de exibicionismo após ter aparecido nua no santuário de Lourdes, no sudoeste da França.
A feminista de 34 anos se posicionou no santuário, segurando as mãos, coberta de um véu azul. “Magnífico o ventre que te carregou; magnífico o sexo que te criou; magnífico o seio que te amamentou”, publicou Deborah de Robertis em seu Twitter, com uma foto da performance.
Veja também
- Blasfêmea: 10 ideias erradas sobre feminismo que você sempre ouviu
- Madonna declama texto da poetisa feminista Rupi Kaur, de 25 anos, em vídeo
- Feministas pedem votos por estações de metrô em Paris com nomes de mulheres
Algumas pessoas tentaram esconder sua nudez e preveniram a polícia. A artista já passou pelo tribunal correcional de Paris em outubro de 2017 pelo mesmo motivo, após sua aparição, também despida, diante do quadro da Mona Lisa. Mas a jurisdição parisiense acatou os argumentos da defesa de que se tratava de um “ato militante e artístico” e a liberou.
“A performance consistia em interrogar o lugar das mulheres na história da arte”, explicou Déborah de Robertis. A militante foi entretanto condenada a efetuar 35 horas de trabalho social por ter mordido o braço de um guarda do museu.
Déborah de Robertis já está acostumada com as consequências legais de seus atos artísticos na França: ela também recebeu duas advertências por suas performances nuas no museu d'Orsay. A primeira em frente à “Origem do mundo”, de Gustave Coubert, em 2014, e a segunda perto da obra “Olympia”, de Edouard Manet, em 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.