Topo

Negócios: Adidas tem lucro acima das expectativas e eleva projeções

Por Ulf Laessing

03/11/2005 14h19

FRANKFURT (Reuters) - A fabricante alemã de produtos esportivos Adidas elevou suas projeções para 2005 nesta quinta-feira, depois que o lucro trimestral da empresa saltou 28 por cento e mostrou que a companhia pode manter seu plano de engolir a rival Reebok e lucrar com a Copa Mundial de futebol no ano que vem.

No terceiro trimestre, o lucro líquido da Adidas avançou 28 por cento frente ao ano anterior, para 209 milhões de euros. O número ficou bem acima de estimativa de 190 milhões de euros feita por 15 analistas consultados pela Reuters.

As vendas no período avançaram 9 por cento, para 1,924 bilhão de euros, guiada pelo crescimento na América do Norte e Ásia.

A Adidas, que quer comprar a Reebok para reduzir a distância em relação a líder de mercado Nike, afirmou que agora espera aumento de pelo menos 20 por cento no lucro líquido de 2005 frente aos 314 milhões de euros (378,7 milhões de dólares) em 2004. Até agora, a empresa previa crescimento de apenas 20 por cento.

Para 2006, a Adidas projetou salto de dois dígitos nos ganhos e aumento de um dígito nas vendas graças à demanda por produtos de futebol.

"A contagem para a Copa Mundial de futebol já começou e estamos a caminho de obter resultados extraordinários em 2006 e depois", disse o presidente executivo da Adidas, Herbert Hainer.

Os resultados melhores que o esperado e a revisão para cima das previsões impulsionavam as ações da Adidas, que eram destaque nas bolsas de valores européias e operavam em alta de 2,49 por cento, às 12h31 (horário de Brasília).

(Com reportagem adicional de Myria Mildenberger e Karin Strohecker)