Marido quer que eu abra mão da minha carreira para criar o bebê. É justo?

Não é raro que mulheres deem uma pausa na carreira quando se tornam mães— há aquelas que fazem isso por escolha e as que não têm outra alternativa. Uma seguidora de Universa se queixa para a colunista Cris Fibe, no quadro "Metendo a Colher", de que o marido tem tentado impor que ela foque apenas na criação da filha.

"Era um sonho dos dois que eu engravidasse. Agora nossa filha nasceu e ele quer que eu abra mão da minha carreira pra focar só na criação do bebê, mas não acho justo que só eu abra mão dos meus sonhos, sendo que a filha é dos dois", diz a seguidora.

Para Cris Fibe, mesmo que essa decisão parta da mulher, é importante se atentar à dependência financeira que a interrupção do trabalho pode causar.

"Quando a gente tem filho, o impacto negativo na nossa carreira é maior do que na dos homens. Então a gente já tem uma perda financeira prevista mesmo continuando a trabalhar", ela diz.

Eu não aconselho a parar, embora eu saiba que há situações em que isso é impossível. Me parece que não é a sua vontade, então realmente não acho que você tem de fazer um acordo que te viole.
Cris Fibe

Por outro lado, ela diz que se a decisão de sair do mercado de trabalho partir da mulher, um acordo financeiro pode ser feito entre o casal para que o dinheiro não se torne um problema.

Se planeje bem e faça um acordo financeiro por escrito com o seu marido, para que fiquem claras as bases financeiras da família. Se você parar, o que ele ganhar, você tem que dividir.
Cris Fibe

Toda segunda-feira, a jornalista Cris Fibe tira dúvidas sobre violência contra a mulher no quadro "Metendo a Colher", publicado nas redes sociais de Universa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes