Topo

De Bolsonaro a Jean Wyllys: ataques que Vera Magalhães sofreu na política

Matheus Brum

Colaboração para o UOL

30/08/2022 04h00

No primeiro debate presidencial, realizado por UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura, a jornalista Vera Magalhães foi atacada pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), ao questioná-lo sobre a cobertura vacinal no Brasil.

Durante a pergunta, Vera disse que o presidente tem uma postura antivacina. Quando respondeu, Bolsonaro atacou a jornalista. "Vera, não pude esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse o candidato à reeleição, sem responder a pergunta.

A postura de Bolsonaro foi criticada pela maioria dos candidatos e candidatas presentes no debate. Essa não foi a primeira vez que o presidente atacou Vera Magalhães. A jornalista também foi alvo de outros políticos e famosos.

Primeiro atrito com Bolsonaro

Em fevereiro de 2020, Vera Magalhães publicou uma reportagem no jornal O Estado de S. Paulo em que mostrava que o presidente Jair Bolsonaro usou o telefone pessoal para compartilhar com seus apoiadores um vídeo convocando manifestações contra o Congresso Nacional marcadas para 15 de março.

Após a divulgação da reportagem, o presidente atacou Vera dizendo que a jornalista mentiu. "Vera mentiu. Quero que a Vera mostre o vídeo em que eu estou convocando as pessoas para isso. Tem um (vídeo) de 2015, que, por coincidência, no 15 de março houve um movimento, que foi num domingo", disse Bolsonaro na ocasião.

Pelas redes sociais, os bolsonaristas se uniram para atacar Vera. Na época foi criada a hashtag #VeraFakeNews. A jornalista também teve a vida pessoal exposta, como a divulgação de um boleto escolar dos filhos. A deputada federal Alê Silva (Republicanos-MG) também atacou Vera. Pelo Twitter, a parlamentar escreveu: "também está louca para dar o ... furo", em referência a ataques feitos pelo presidente à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo.

Treta com Olavo de Carvalho pelo Twitter

Considerado o guru do bolsonarismo, o filósofo Olavo de Carvalho, morto em janeiro de 2022, também atacou Vera Magalhães. O caso foi em dezembro de 2019. Na época, a jornalista deixou a Jovem Pan para assumir o comando do Roda Viva, da TV Cultura.

Olavo usou as redes sociais para ironizar e atacar a saída da comentarista. "Por favor, me informem. É verdade que Véia Magalhães perdeu o emprego?", escreveu o filósofo.

Pelo Twitter, Vera rebateu o ataque. "Caro @opropriolavo, informo: não, como sempre se trata de fake news. Pedi demissão da Jovem Pan para assumir o Roda Viva. Aproveito para reiterar o convite para entrevistá-lo ao vivo, que a produção já lhe fez. Feliz Natal, muita saúde, no auge da sua juventude", escreveu a apresentadora.

Ataque de José de Abreu

Os ataques a Vera não ficam restritos a políticos da direita e da extrema-direita. A jornalista foi atacada pelo ator José de Abreu, apoiador histórico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em um retuíte de uma postagem elogiando Vera Magalhães, o ator atacou a apresentadora. "Odeio. Sem voz, sem competência, sem neutralidade, sem coerência, acho uma M*RDA! Só está lá pelo marido tucano", escreveu Zé.

Mais uma vez, Vera usou o Twitter para rebater o ataque. "Ah, o machismo e a misoginia, essas chagas exclusivas da direita, não é mesmo? O que sou, sou por minha responsabilidade. Casamento é outra coisa, Zé do Lixão, que cospe em mulher. Vai viver sua vida medíocre, filho", escreveu Vera.

Bate-boca com Ciro Gomes

Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) teve um bate-boca com a apresentadora Vera Magalhães.

O entrevero começou quando o jornalista Flávio Costa perguntou a Ciro sobre o pacto nacional que o pedetista propõe em seu plano de governo. Na resposta, o presidenciável começa a repetir algo já falado na entrevista. Por duas vezes, então, Vera o tenta interromper, sem sucesso. Segue o diálogo:

Vera: Candidato, eu preciso lhe interromper porque senão vira discurso, e é uma entrevista. O senhor já falou tudo isso.

Ciro: Mas ele [Flávio Costa] fez de conta que não ouviu. Isso não é discurso, não. É resposta objetiva para uma pessoa que não ouviu o que falei para o outro. Pra que essa hostilidade toda?

Vera: Não é hostilidade. O senhor foi hostil comigo, tentei lhe interromper umas duas vezes

Ataque de Jean Wyllys

Em março de 2021, Vera Magalhães se envolveu em uma polêmica nas redes sociais que terminou com um ataque do ex-deputado federal Jean Wyllys (PT-RJ).

Na época, a apresentadora disse que não chamaria Lula (PT) para participar do Roda Viva. A postura da jornalista foi amplamente debatida nas redes sociais, com Vera batendo boca com outros jornalistas e um assessor do ex-presidente.

Jean Wyllys, então, entrou na discussão e atacou a jornalista. "Equivocada. Limitada. Parcial. Ressentida. Elitista (sem repertório). E oportunista. Cópia feminina dos jornalistas homens que pululam na imprensa comercial (a que serve aos partidos de direita e ao mercado financeiro). Não respeito", escreveu o ex-deputado federal.

Quem é Vera Magalhães

Vera Magalhães tem 49 anos e é uma das mais renomadas jornalistas da atualidade. Ela passou pelos principais veículos de comunicação do país, como Folha de S.Paulo, Estado de S. Paulo e Veja.

Atualmente, é apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura, comentarista da Rádio CBN e colunista do jornal O Globo.

De posicionamento firme nas redes sociais, Vera já se definiu como uma pessoa liberal. É casada com o ex-assessor do PSDB Otávio Cabral, que também foi diretor executivo da Veja.