Topo

O que é queer? Veja significado e famosos que têm essa identificação

Saiba o que significa queer dentro do universo LGBTQIA+ - Getty Images
Saiba o que significa queer dentro do universo LGBTQIA+ Imagem: Getty Images

Simone Machado

Colaboração para Universa

13/03/2022 04h00Atualizada em 18/05/2022 12h51

Você já ouviu o termo "queer" e não sabe o que ele significa? Apesar de estar presente cada vez mais em nosso dia a dia, a nomenclatura ainda é desconhecida de grande parte da população. Por isso resolvemos explicar um pouquinho mais sobre esse termo e tudo o que ele significa

O que é queer?

De origem inglesa, a palavra queer surgiu em 1500, inicialmente com sentido pejorativo e significava algo estranho, peculiar ou esquisito. O termo era usado para se referir às pessoas que não eram aceitas e que viviam à margem da sociedade, como prostitutas e desempregados, por exemplo.

Tempos depois, em 1922, a palavra passou a ser usada como ofensa e se tornou um xingamento aos homossexuais - gays e lésbicas.

No entanto, a comunidade LGBTQIA+ se apropriou do termo e transformou o então xingamento em uma forma de representar todos aqueles que não se encaixam na heterocisnormatividade - imposição da heterossexualidade e da cisgeneridade.

Significado de queer é amplo

Cada vez mais abrangente, o termo queer é como um grande "guarda-chuvas" e abrange várias possibilidades de gênero e sexualidade, possuindo atualmente um significado bastante amplo.

A representatividade vem sendo umas das palavras-chave nos últimos anos e sua importância traz visibilidade para a diversidade.

Sendo assim, o termo engloba todas as pessoas que não se viam representadas pela palavra homossexual, ou seja, qualquer um que não se sinta heterossexual pode ser queer - transexual, pansexual, etc.

Entenda a teoria queer

Muito mais do que uma palavra que representa um grupo de pessoas, queer também se refere a expressão de gênero, diversidade, criatividade e comportamento. O seu significado vai muito além do que propõe um padrão, seja pela orientação sexual, identidade de gênero ou atração emocional. O termo representa a liberdade de relacionamentos e a identidade expressados das mais variadas formas.

E foi justamente devido a essa grande abrangência que o "ser queer" traz, a maneira de pensar e de se expressar, que fez com que essa nova forma de encarar a vida e as questões sexuais se tornasse alvo de vários estudos acadêmicos, que tiveram início por volta de 1980.

Dez anos mais tarde, esses estudos foram reconhecidos como uma nova perspectiva teórica e recebeu o nome de Teoria Queer.

E nesse contexto dos questionamentos da identidade de "ter que ser homem ou mulher" que teve início um movimento pautado nas diferenças como ferramenta crítica.

Graças a esse movimento teórico e também social que o termo queer ganhou mais uma vez destaque e ganhou um novo significado, dessa vez, se tornando uma forma de empoderamento.

Mas ao contrário do que muitos imaginam, a Teoria Queer não é relacionada apenas à sexualidade, ela é bem mais abrangente e levanta questionamento ao que entendemos como verdade, como porque temos que casar ou, porque algumas leis existem, por exemplo.

Artistas "queers" brasileiros

Diversos artistas brasileiros já se declararam queer - recentemente a filha do apresentador global Tadeu Schmidt engrossou a lista. Entre eles está a cantora Pablo Vittar, que manteve o nome masculino em sua persona queen.

A cantora e compositora Lia Clark também já se declarou queer. Lia ficou conhecida em 2016 ao lançar a música "Trava Trava", quando foi considerada a primeira drag queen do universo do funk brasileiro.

O rapper paulistano Rico Dalasam, também está entre os artistas queer brasileiros. Em suas músicas, o rapper traz questionamentos sobre ser homossexual e negro. Além disso, ele brinca com papéis de gênero, usando itens atribuídos ao universo feminino como batons, acessórios e saias.

Outras personalidades "queers"

Janelle Monáe - Durante a divulgação de seu álbum "Dirty Computer", a cantora e compositora norte-americana revelou ser pansexual e se classificou como sendo queer.

Tilda Swinton - A atriz britânica fez uma revelação recentemente à Revista Vogue, do Reino Unido, onde contou que se identifica como queer, sendo assim, integrante da comunidade LGBTQIA+.

Sam Smith - Em 2017, o cantor britânico se assumiu queer, ao revelar que não se identifica com o gênero masculino e nem com o feminino, sendo não-binário.