Topo

Bolsonarista e ex-PM: quem é a vice que assume governo de SC interinamente

A governadora interina de SC, Daniela Reinehr - Reprodução/Instagram
A governadora interina de SC, Daniela Reinehr Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

24/10/2020 15h36Atualizada em 25/10/2020 09h19

Com a aprovação do parecer do pedido de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) e seu consequente afastamento do cargo por 180 dias, quem assume o governo do estado é a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) - que também estava sendo investigada.

Tanto Daniela quanto o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), são acusados de crime de responsabilidade fiscal, por conta de um aumento salarial dado a procuradores do estado em 2019. Com o afastamento de Moisés, ela passa a ser a primeira mulher a governar o estado de Santa Catarina e, com isso, o país conta agora com duas mulheres governadoras no poder: ela e Fátima Bezerra (PT), que comanda o Rio Grande do Norte.

Advogada, produtora rural e ex-policial militar, Daniela é casada, tem 43 anos e é mãe de dois filhos. À Justiça eleitoral no momento do registro de sua candidatura em 2018, ela declarou patrimônio de R$ 944 mil.

Eleita pelo PSL, ela deixou o partido no dia seguinte do movimento feito pelo presidente Jair Bolsonaro, em novembro de 2019.

Em janeiro deste ano, ela afirmou em entrevista ao portal NSC Total que sempre considerou natural ser mulher, e chegou onde quis, vencendo todos os desafios. Mas passados um ano da eleição, ela, casada e mãe de dois, diz que percebeu as dificuldades que existem em ser mulher.

"Outro dia brinquei no gabinete, porque alguém disse 'olha, isso a esposa do governador faz' e eu respondi 'olha, vai ser difícil eu conseguir uma esposa' (risos). Eu me dei conta de que sempre havia uma esposa atrás do governador, do vice-governador. A esposa tem essa característica de estar sempre dando suporte. Eu não tenho a esposa. Meu esposo está longe, lá em Chapecó, não tem como largar a carreira e me acompanhar, nem largar nossa vida, nossa casa, tudo lá", disse.

Ela também falou da sobrecarga feminina. "Essa condição de ser mulher, hoje eu percebo que é muito diferente. A mulher está sempre com os filhos. A gente agrega responsabilidades e não delega as anteriores. Acho que me dei conta das dificuldades que a mulher tem, do quanto mais precisamos nos superar para estarmos onde conseguimos estar", disse ao portal.

Apoiadora de Jair Bolsonaro (sem partido), diz que o presidente é a "personificação das nossas esperanças de mudar nosso país para melhor e, junto com seu nome, defendemos e elegemos a sua proposta!"

Em julho, ela acompanhou o presidente no sobrevoo às áreas afetadas pelo ciclone que atingiu o Estado, e para os seus 27 mil seguidores no Instagram, publicou uma imagem ao lado do presidente para pedir justiça a ela própria na votação que analisava seu eventual afastamento do cargo.

Em dezembro de 2019, ao lado do então ministro da Justiça Sergio Moro, Daniela foi homenageada pelo Congresso Nacional com a Medalha Patriótica - Sociedade Civil 2019 em reconhecimento ao combate à corrupção.

Gratidão é a palavra que define este início de semana. Em Brasília, no Congresso Nacional, fui homenageada com a Medalha Patriótica - Sociedade Civil 2019. A honraria, que também foi entregue ao Ministro Sérgio Moro e a outras autoridades, é concedida em reconhecimento à atuação em prol da democracia e no combate à corrupção. ?????????????? ???????????????? ?? Para mim, esta medalha representa toda dedicação e engajamento da sociedade brasileira comprometida na defesa da ética, da democracia, do nosso povo e do nosso país . ???????????????? ???????????????? ???????????????? Me vêm à memória as ações iniciadas em 2014, que nasceram a partir da certeza de que era necessário fazer algo pelo Brasil e colocaram lado a lado as pessoas que decidiram lutar contra as práticas de corrupção. Foi um lindo e intenso movimento social, e o melhor é que assim seguimos até hoje. Essa sempre será a nossa bandeira . Tenho muito orgulho de estar ajudando a construir essa nova história ao lado de pessoas patriotas e especiais. ???????????????? ???????????????? Receber esta homenagem me deixa ainda mais revigorada para seguir nessa caminhada. Muito obrigada a todos que sempre estiveram ao meu lado, me dando forças para continuar. ???????????????? ???????????????? @sf_sergiomoro @carla.zambelli @crismarin27 Bruno Peres/Divulgação #homenagem #medalha #reconhecimento #Patriotismo #UnidosPeloBrasil # #NasRuas #diganãoàcorrupçao #porumpaisquequeremos

Uma publicação compartilhada por Daniela Reinehr (@danielareinehr) em