Topo

Mariah de Moraes fala sobre dificuldades de ser mãe solo: 'Esqueci de mim'

Mariah de Moraes fez relato sobre as dificuldades enfrentadas - Reprodução/Instagram @mariahdemoraes
Mariah de Moraes fez relato sobre as dificuldades enfrentadas Imagem: Reprodução/Instagram @mariahdemoraes

Colaboração para Universa, em São Paulo

01/10/2020 22h00

Mariah de Moraes falou sobre as crises enfrentadas após o nascimento do filho João Pedro, de 11 anos. Em um relato escrito para a revista Glamour, a atriz explica que passou por momentos difíceis após aceitar o desafio de ser mãe solo.

"Não importa a idade, ser mãe dói e é bom o tempo todo. Eu sofri por amar tanto assim. Para mim, por muitos anos, foi desconfortável. Esqueci de mim. Não tinha experiência e consciência que aquela responsabilidade podia ser dividida", disse ela no relato.

"Os desafios que uma mãe enfrenta num único dia, quando ela é totalmente só, não tem fim. Dizer todos os 'sim' e todos os 'não', decidir aonde vai estudar, pensar em como vai e volta, tudo que a criança come, consome em todos os níveis", completou a artista na sequência.

Mariah explica que precisou aprender a não romantizar esta condição. "Quando penso no tamanho da solidão que eu sinto às vezes, me dá um nó imenso na garganta e por saúde mental, tenho aprendido a entender que sou uma mulher numa vida, não estou numa guerra".

Ela confessa que via o esforço como algo "louvável", descartando todas as consequências. "Me percebi esgotada e vazia. Tive o privilégio de ter ajuda psicológica e entrei num processo profundo de investigação e ação".

Mariah revela que, hoje, consegue pensar mais no próprio bem-estar. "Me arrisquei a sair do lugar de mãe faz tudo-guerreia-exausta, para o lugar de uma mulher que deseja ser feliz".