PUBLICIDADE

Topo

Papo de vagina

Miss Universo 2012, Olivia Culpo revela endometriose: 'Levem isso a sério'

Olivia Culpo revelou no Instagram que sofre de endometriose - Getty Images
Olivia Culpo revelou no Instagram que sofre de endometriose Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

27/08/2020 14h46

Olivia Culpo, eleita Miss Universo em 2012, falou pela primeira vez em seu Instagram sobre a endometriose, condição de saúde na qual uma parte do tecido que reveste a parede interna do útero cresce para fora do órgão.

Eu nunca falei sobre isso antes, mas tenho endometriose. Ela provoca as piores cólicas e dores que eu já senti. Mais alguém lendo isso sofre com a mesma coisa? Não é divertido.
Olivia Culpo se abre sobre a endometriose

Após receber várias respostas positivas, a norte-americana, que hoje trabalha como modelo e atriz, aconselhou as seguidoras a levar a sério cólicas e outros problemas de menstruação, e procurar um médico caso achem que algo está errado.

Se você está tendo menstruações muito dolorosas, e não foi diagnosticada com o que acha que pode ser endometriose, faça uma pesquisa, porque, caso você não descubra que tem isso, pode atrapalhar sua fertilidade. Você pode ter tecido crescendo onde não deveria, e isso pode te prejudicar se você tentar ficar grávida, porque seus óvulos podem ser danificados.

Olivia explicou também que intervenções cirúrgicas podem ajudar algumas pessoas (como a atriz Chloé Bennet, de "Agents of SHIELD", por exemplo), mas que ela escolheu tratar a sua endometriose com "muitas compressas de água quente e muitos remédios contra a cólica".

Eu sinto que isso é muito importante, porque o meu médico disse que recebe muitas pacientes aos 30, 40, 50 ou 60 anos que não podem ter filhos. O que é triste é que o motivo dessa infertilidade pode ter sido a endometriose. Se elas tivessem sido diagnosticadas antes, poderiam ter congelados seus óvulos. Haveria mais opções.

Papo de vagina