Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Lena Dunham conta como a histerectomia melhorou sua vida amorosa

Lena Dunham no evento de gala do American Songbook, no Lincoln Center, em Nova York - Getty Images
Lena Dunham no evento de gala do American Songbook, no Lincoln Center, em Nova York Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

28/01/2020 08h55

Resumo da notícia

  • Lena Dunham diz que histerectomia trouxe uma melhora na vida amorosa
  • "Eu não estou mais procurando um parceiro homem para fazer a maternidade possível para mim", comentou
  • Atriz admitiu que tinha "sonho" de ser mãe, e que passou por momento "de luto"
  • "Eu comecei a sentir medo de mulheres grávidas, repulsa à ideia do sexo", disse

Lena Dunham deu entrevista para a Cosmopolitan britânica, detalhando sua experiência com a endometriose. A doença já a levou a várias intervenções cirúrgicas, incluindo a histerectomia.

A operação consiste na retirada do útero, o que significa que a atriz não poderá mais ter filhos. Ela confessou que ser mãe era um "grande sonho" de sua vida, mas também revelou o lado bom da mudança: uma melhora na vida amorosa.

"Eu não estou mais procurando um parceiro homem para fazer a maternidade possível para mim", comentou. "Às vezes, quando a mulher tem 20 ou 30 anos, o relógio biológico começa a fazer a diferença".

"É como se você procurasse um doador [de esperma] decente, que meio que pode ser seu namorado também. Eu sei que esse não é o padrão de todo mundo, mas certamente era o meu", brincou ainda.

"Existe uma liberdade que vem com a certeza que eu não preciso me relacionar com ninguém para formar o meu ideal de uma família perfeita. Eu sou livre para namorar quem eu quiser", completou.

Dunham admitiu, no entanto, que os meses após a histerectomia foram difíceis, enquanto ela "sentia luto pelos filhos que nunca poderia ter".

"Eu comecei a sentir medo de mulheres grávidas, repulsa à ideia do sexo e do corpo grávido. Eu fiquei meio obcecada por bebês, e por cachorros. Ao mesmo tempo, eu não queria pensar em bebês nunca mais", confessou.