Topo

Xuxa brinca que "perdeu 2 kg" com Senna: sexo pode mesmo emagrecer?

Xuxa brincou que "perdeu dois quilos" durante a primeira vez com Senna - Reprodução / Internet
Xuxa brincou que "perdeu dois quilos" durante a primeira vez com Senna Imagem: Reprodução / Internet

De Universa

25/08/2020 17h18

Ontem (24) uma brincadeira de Xuxa causou furor nas redes sociais. Ela relembrou, por meio de um comentário em uma foto no Instagram da ex-paquita Andrea Veiga, "a primeira vez" com Ayrton Senna. Depois que Andrea postou uma foto antiga das duas, Xuxa escreveu: "Nossa, foi o primeiro dia em que eu fiquei com o Beco [apelido de Senna]. Caramba, saí do quarto com menos 2 kg (risos)". Além de memes, o comentário sincerão da apresentadora fez a internet se questionar se é realmente possível perder peso através do sexo. Seria o "fogo da paixão" suficiente para queimar tudo isso de calorias?

O educador físico Marcos Junior, criador da metodologia "TFMJ 20", um programa online de treinamento funcional, explica que, apesar de inusitada, a teoria de que sexo ajuda a emagrecer tem seu fundo de verdade. "A prática sexual não deixa de ser uma atividade física, que promove gasto calórico e por isso auxilia na redução do peso", diz.

Há, no entanto, uma diferença entre este tipo de atividade e o que pode ser considerado exercício físico. "Atividade é tudo o que envolve movimento: as práticas sexuais, caminhar ao invés de andar de carro, subir de escada no lugar de pegar o elevador... E assim por diante", diz. Já os exercícios devem ser planejados e envolvem intensidade e tempo.

Para que o emagrecimento de fato aconteça, é preciso uma combinação de ambos com uma alimentação saudável. "As calorias ingeridas ao longo dos dias devem ser menores do que as calorias que são gastas. Dessa forma acontece a perda de peso", explica. Porém, não basta simplesmente fazer os cálculos: para que o processo ocorra sem gerar prejuízos ao organismo, Marcos indica a ingestão de comidas nutritivas e saudáveis.

Mas se a ideia for usar o sexo como um empurrãozinho para o processo, pode sim funcionar. "Quanto mais vezes praticado e mais variados forem os movimentos das pessoas envolvidas, melhores serão os resultados", ele garante. As calorias perdidas variam com a intensidade do casal, mas se uma das partes estiver levando a ideia a sério, pode investir, por exemplo, em um relógio inteligente para saber a quantidade exata de calorias que foram gastas durante a prática. Marcos adianta que as posições que exigem mais dos membros inferiores são também as que exigem mais energia. Não custa nada tentar, né?