Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Campanha em SP doa absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade

A campanha Fluxo Solidário ajuda quem menstrua no cárcere, em situação de prostituição e de rua ou em extrema pobreza - iStock
A campanha Fluxo Solidário ajuda quem menstrua no cárcere, em situação de prostituição e de rua ou em extrema pobreza Imagem: iStock

De Universa, em São Paulo

17/08/2020 17h42

Você já ouviu falar em pobreza menstrual? Pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem condições para comprar absorventes enfrentam diversos desafios durante o período — não só em termos de higiene, mas também de dignidade.

Foi isso o que incentivou a criação da campanha Fluxo Solidário, que arrecada dinheiro para a doação de absorventes a quem menstrua no cárcere, em situação de prostituição e de rua ou em extrema pobreza na capital paulista.

"No Brasil, estima-se que 23% das jovens entre 15 e 17 anos não têm dinheiro para comprar absorventes. Enquanto pastas de dente e papel higiênico são corretamente isentos de impostos, absorventes têm em média 1/3 de seu valor composto por tributos", informa o site de doações para a campanha.

"A falta destes utensílios faz com que soluções inadequadas e arriscadas do ponto de vista de saúde se tornem a única saída para diversas pessoas durante o seu fluxo menstrual. Saco plástico, panos velhos, papelão, miolo de pão são algumas das alternativas recorridas na vulnerabilidade."

A primeira meta era arrecadar R$ 20 mil para a compra de 45 mil absorventes. Essa quantia foi alcançada em dez dias, e agora a meta foi dobrada. Com 16 dias restantes para o prazo final, já são mais de R$ 30 mil arrecadados por mais de 400 doadores.

Além de doar dinheiro, também é possível ajudar se inscrevendo como voluntário no Fluxo Solidário. Mais informações estão disponíveis no perfil da campanha:

SAÚDE PÚBLICA E DIGNIDADE _ A #menstruação e o ciclo menstrual são processos naturais e fisiológicos. É durante os ciclos menstruais que se produzem os hormônios sexuais que, ao contrário do que muitos pensam, não tem apenas função no processo reprodutivo. _ O estrógeno e a progesterona são fundamentais para manutenção da #saúde dos ossos, pele, sistema nervoso, metabolismo e mesmo para a manutenção do humor. Ciclos menstruais são um sinal de saúde do corpo como um todo. _ Durante toda a idade fértil, pessoas que menstruam tem em média 450 ciclos menstruais e o custo de aproximadamente 0,50 centavos por unidade de absorvente descartável é suficiente para que o direito à higiene menstrual se torne um luxo. _ Pra quem não pode arcar com esses gastos, o que resta é recorrer a métodos inseguros para conter o próprio sangue, como folhas de jornal, trapos, papelão, papel higiênico. _ O uso prolongado do mesmo absorvente numa tentativa de economizar, bem como o uso de métodos improvisados para conter os fluxos, gera graves riscos à saúde, aumentando o risco para infecções urinárias e vaginais. _ Muitos brasileiros, além de não terem acesso a produtos de higiene menstrual, sequer têm privacidade para lidar com a sua menstruação, uma vez que podem não ter acesso a um banheiro adequado. _ O #tabu que envolve o tema da menstruação impede ainda nos dias de hoje que muitas #mulheres cisgênero e #homenstrans, participem da vida cotidiana, forçando essas pessoas a se ausentarem da escola ou do trabalho durante período menstrual. _ Além da carga mental, a #pobrezamenstrual à longo prazo prejudica a educação e acentua as #desigualdades no mercado de trabalho entre essas pessoas e homens cis, diminuindo ainda mais as chances desses indivíduos de quebrarem o ciclo da pobreza e adquirirem autonomia financeira. _ Diante desse cenário, não há dúvidas que a #menstruação deve ser tratada como uma questão de saúde pública. A luta pela dignidade menstrual é luta pelo direito à saúde física e mental. É luta por dignidade humana. _ #contraapobrezamenstrual #fluxosolidario

Uma publicação compartilhada por Fluxo Solidário (@fluxosolidario) em