PUBLICIDADE

Topo

Cores e aromas de velas mais indicados para afastar energia ruim: aprenda

Márcia Fernandes ensina sobre aspectos de cada vela - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto
Márcia Fernandes ensina sobre aspectos de cada vela Imagem: Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

09/07/2020 04h00

Quem acha que as velas têm apenas duas finalidades — úteis quando acaba a energia ou como objeto de cenário romântico em um jantar a dois—, talvez nem imagine que elas também têm "poderes mágicos". Neste contexto místico, cores e aromas são bastante importantes, pois reforçam as intenções e atraem as energias necessárias para a concretização dos desejos.

A sensitiva Márcia Fernandes explica que as velas começaram a ser usadas já na antiguidade. Desde aquele tempo, são vistas como fonte de poder em encantamentos, tendo papel de intermediação entre o mundo humano e o dos deuses.

"Um dos fatores mais importantes no uso mágico das velas é a cor delas. Cada uma está associada a um desejo e a uma energia específica", esclarece a especialista. A seguir, Márcia explica em quais áreas da vida as velas coloridas agem.

Cor de cada vela tem significado diferente

Alaranjada: por causa da associação com o sol, desperta o sucesso. Serve ainda para atrair prosperidade financeira e fama.

Amarela: fortalece o lado intelectual e habilidades pessoais. Melhora a capacidade de se expressar e a sagacidade. Ativa a sorte nos negócios e viagens e melhora a saúde.

Azul: quando é azul-clara, a vela é associada à paz, à harmonia e ao equilíbrio familiar; se azul-marinho, estimula a riqueza e a prosperidade.

Branca: por ser cor universal, pode ser usada com todo tipo de propósito.

Dourada: capaz de ativar a fartura e a prosperidade. É a cor de vela mais indicada para invocar os anjos.

Lilás: ativa a intuição e dá novo (e positivo) significado a ações negativas do passado.

Marrom: atrai a racionalidade, a razão e o "pé no chão". É eficiente quando se deseja adquirir um imóvel.

Prata: destrói energias negativas e ajuda a abrir portais.

Preta: como cor universal, afasta energias negativas, azar e maldições. Assim como a branca, pode ser usada com todas as intenções.

Rosa: abre caminhos, estimula a prosperidade e a abundância, traz sorte e proteção. Boa para atrair oportunidades.

Vermelha: desperta a coragem, a força de vontade e a garra. Defende de energias negativas e inimigos.

Violeta: ativa o autoconhecimento, transforma o que é negativo em positivo.

Escolha também pelo cheiro

Outra característica das velas que deve ser levada em conta é o cheiro. De acordo com Márcia Fernandes, o aroma de uma vela pode elevar ou baixar o estado de espírito de alguém. Além disso, é capaz de dar fim a qualquer tipo de mal. Descubra o que os principais odores provocam:

  • Alecrim: é proteção e abertura de caminhos. Ajuda a manter o foco e a concentração - por isso, vela aromática de alecrim é boa para áreas de trabalho. Ainda age contra o estresse físico e mental
  • Amadeirado: vela com cheiro de madeira atrai emprego e grana
  • Arruda: afasta os invejosos
  • Bergamota: desperta energia e vontade de cozinhar - por isso, é velas com cheiro da fruta são indicadas para cozinha
  • Cânfora: purifica a alma
  • Capim-limão: o cheiro é ótimo para estimular o aparelho digestivo - ou seja, vale ter velas com cheirinho da planta no banheiro
  • Cedro: ativa a prosperidade financeira
  • Coco: afasta vibrações negativas - é recomendada para a sala
  • Eucalipto: reduz a sensação de ansiedade, controla o foco (a vela com cheiro da árvore é indicada para escritório) e afasta energias negativas
  • Lavanda: afasta o mau-olhado, transmite bem-estar, tranquilidade e combate a ansiedade. Velas aromáticas de lavanda vão bem no quarto
  • Limão: afasta a tristeza e a melancolia (indica-se a vela com aroma de limão para a sala). Melhora a memória
  • Orquídea: instiga a sensualidade
  • Pêssego: incentiva a amizade
  • Rosa: afasta energias negativas, acalma e ajuda quem tem insônia - é ótima para o quarto
  • Sândalo: favorece conquistas materiais
  • Violeta: elimina carmas

Velas precisam ser "preparadas"

Como as velas podem trazer impressões psíquicas das pessoas que as manusearam até chegar a você, recomenda-se fazer uma unção para anular qualquer tipo de energia que pode ser negativa. Devem ser adotados azeites ou óleos aromáticos, dependendo da intenção.

Se a ideia é usar a vela com propósitos relacionados ao amor, pode-se recorrer a óleos de rosa, vetiver, patchouli, canela, sândalo e manjericão. Se o foco é prosperidade, os mais indicados são os aromas de cravo, louro, olíbano, cedro, carvalho, canela e girassol; para saúde, óleos de alecrim, jasmim, lótus, lavanda e sálvia são os mais indicados.

Por fim, se a vela for adotada para pedidos de proteção, vale banhá-la com azeites ou óleos aromáticos de cedro, sálvia, artemísia, anis-estrelado e verbena.

Alto Astral