Topo

O canal Universa estreia oito novas colunas. Conheça as blogueiras

Tia Má, Maqui Nóbrega e Ana Paula Xongani são algumas das novidades do canal - Arte/UOL
Tia Má, Maqui Nóbrega e Ana Paula Xongani são algumas das novidades do canal Imagem: Arte/UOL

de Universa

06/07/2020 09h42

Universa estreia hoje um novo time de colunistas. São oito novos nomes de mulheres conectadas ao nosso tempo, inteligentes e cheias de ideias para compartilhar com um público ávido por informação e transformação.

Com histórias, experiências e saberes bem diversos — que vão do sexo e relacionamento ao ativismo negro, passando por moda, beleza e empreendedorismo —, elas se juntam aos outros blogueiros já tradicionais da plataforma, para ajudar a diversificar e amplificar a voz do canal.

Nesta segunda, estreiam as colunas de Tia Má e Fabi Gomes.

Conheça as novas colunistas de Universa:

ANA CANOSA
Ana Canosa é psicóloga clínica, sexóloga, professora, escritora e comunicadora. É também apresentadora do podcast Sexoterapia. "Há 28 anos sou testemunha das mais diferentes histórias afetivas, e posso afirmar: só o amor nem sempre é suficiente", diz. Ao falar de sexualidade, Ana une seus estudos acadêmicos com a experiência clínica e seu olhar de observação do mundo. Em seu blog vai abordar o universo do sexo e do relacionamento.

Quando? Estreia na terça, dia 7
Mais sobre a Ana em: www.instagram.com/anacanosa/

ANA PAULA XONGANI
Ana Paula Xongani é multiempresária: no Ateliê Xongani, de moda afro-brasileira, e também na empresa que leve o seu nome, de criação de conteúdo. Também apresenta o programa "Se Essa Roupa Fosse Minha", no GNT, sobre moda consciente. No início deste ano, realizou a convite da Obama Foundation e YouTube o minidoc "Por que precisamos voltar à escola", sobre educação de meninas negras. Em Universa, vai trazer o seu ativismo afetivo, como costuma dizer, e falar de moda, comportamento e sociedade.

Quando? Estreia na quinta, dia 9
Mais sobre a Ana Paula em: www.instagram.com/anapaulaxongani/

CRIS GUTERRES
Cris é jornalista e empreendedora: é proprietária do Atrium Restaurante. Ativista e inquieta, dá palestras sobre diversidade, motivação e liderança feminina. "Na minha coluna, pretendo escrever textos que permitam que as mulheres acessem seu potencial. Minha especialidade é mostrar o quanto somos fortes e como podemos, com nossa competência, mudar as situações opressoras ao nosso redor", diz.

Quando? Estreia na terça, dia 7
Mais sobre a Cris em: www.instagram.com/crisguterres/

FABI GOMES
Fabi Gomes é maquiadora. Mas também interessada nas coisas boas da vida, como artes, literatura, sexo, cinema, culinária, viagens. Sobretudo, é muito atenta ao poder transformador e aos rumos da beleza. "Acredito que a beleza pode servir como mola propulsora de autoestima e poção mágica de poder e confiança, mas que também pode ser tóxica à medida que padroniza, sem deixar espaço para as individualidades", diz. É sobre tudo isso que ela falará em sua coluna.

Quando? Estreia hoje, segunda, dia 6. Confira em www.uol.com.br/universa/colunas/fabi-gomes/
Mais sobre a Fabi em: www.instagram.com/fabi.gomes/

MAQUI NÓBREGA
Ela é designer e produtora de conteúdo para internet. Segundo ela mesma, é também feminista, gorda, um pouco chata, bastante legal e nada romântica. Em sua coluna, vai usar de sua sinceridade ácida e de seu humor particular para falar de comportamento e relacionamento. "Nós, mulheres incríveis, passamos por um processo longo, contínuo, inútil e, sinceramente, chato demais desde que nascemos: a romantização de tudo. Chegou a hora de desromantizar!", diz.

Quando? Estreia na terça, dia 7
Mais sobre a Maqui em: www.instagram.com/maqui.nobrega/

MARINA SANTA HELENA
Marina Santa Helena é uma profissional multimídia que lidera discussões, especialmente no mercado de moda e da internet, desde os anos 2000. Consultora de estilo, apresentadora e produtora de conteúdo para as mais diversas plataformas, Marina também comanda os podcasts Estilo Possível e Um Milkshake Chamado Wanda. Formada em arquitetura e pós-graduada em moda, ela nunca esteve distante do universo da moda e das passarelas. E é sobre moda que falará em seu novo espaço em Universa.

Quando? Estreia no sábado, dia 18
Mais sobre a Marina em: www.instagram.com/santahelena/

TIA MÁ
Maíra Azevedo também é jornalista, humorista e ativista da luta antirracista. Integrante do time de consultores do programa "Encontro com Fátima Bernardes", na rede Globo, e autora do livro "Como se livrar de um relacionamento ordinário", Maíra está prestes a ser mãe pela segunda vez, agora de uma menina. "Como mulher, preta, gorda e nordestina, falo muito do lugar daquelas que poucas vezes foram vistas como produtoras de conteúdo", diz. Vai tratar de relacionamento, afetividades e maternidade.

Quando? Estreia hoje, segunda, dia 6. Confira em www.uol.com.br/universa/colunas/tia-ma/
Mais sobre a Tia Má em: www.instagram.com/tiamaoficial/

XAN RAVELLI
Xan Ravelli é o nome por trás do radar digital Soul Vaidosa, o primeiro canal do YouTube Brasil a unir os temas beleza e feminismo negro. Vaidosa de corpo e alma, musicoterapeuta por formação, mãe de um menino e uma menina, Xan fala no YouTube, no Instagram, e agora em Universa, sobre beleza com propósito, identidade negra, relacionamento e maternidade.

Quando? Estreia no domingo, dia 12
Mais sobre a Xan em: www.instagram.com/xanravelli/