Topo

Defensoria de SP lança guia sobre direitos da mulher em meio à pandemia

SvetaZi/Getty Images
Imagem: SvetaZi/Getty Images

De Universa, em São Paulo

27/04/2020 13h56

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo lançou um guia sobre os direitos da mulher dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus.

O guia traz um manual com orientações sobre violências doméstica, sexual e obstétrica. O que motivou ação foi o dado de que, historicamente, os casos de violação dos direitos da mulher, especialmente de violência doméstica, durante períodos de crise.

O guia foi montado a partir das principais dúvidas que chegaram à Defensoria e reúne informações sobre funcionamento de serviços e órgãos durante a pandemia. Você pode acessá-lo aqui.

Aumento de casos na pandemia

Especialistas ouvidas por Universa estão alinhadas com a previsão da ONU Mulheres e afirmam que há mais dois grandes perigos desse período: o aumento de casos de violência sexual, principalmente contra crianças, e as tentativas de feminicídio.

"A violência contra a mulher já era uma epidemia antes do coronavírus. Agora, será potencializada. A gente precisa tentar proteger as vítimas ao máximo, e não fingir que não vê", afirma a advogada Gabriela de Souza, do escritório Advocacia para Mulheres, de Porto Alegre. "Nos últimos dias, recebi mais pedidos de ajuda por ameaças de morte do que havia recebido em meses."