PUBLICIDADE

Topo

Paola Carosella levanta debate sobre marido 'ajudar' nas funções da casa

02.jan.2019 - Paola Carosella e o marido - Reprodução/Instagram
02.jan.2019 - Paola Carosella e o marido Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

16/03/2020 11h29

O papel da mulher nas funções do lar e o conceito de carga mental já vem sendo discutidos nos últimos tempos, mas a solução ainda parece estar longe de ter chegado. A chef Paola Carosella usou seu Twitter para o que pareceu ter sido uma cutucada no próprio marido e em homens que ainda não se enxergam como responsáveis pelas tarefas domésticas.

"Seus maridos também anunciam cada coisa que eles fazem em casa como se fosse um evento especial a ser celebrado??? Tipo: 'Acabei de juntar o cocô dos cachorros!', 'lavei a louça!', 'já fiz a cama!'", tuitou ela, uma das juradas do Masterchef.

O post gerou comentários de mulheres que sentem algo parecido em suas vidas. Uma lembrou que certos homens tentam executar as funções, mas o resultado nem sempre é 100% positivo:

Outros seguidores mostraram que passaram por isso e agora já estão num momento melhor - inclusive homens que aprenderam a lição:

A carga mental

Há diferenças entre executar as tarefas de casa e planejá-las. Normalmente o segundo papel está sempre nos ombros das mulheres. A tarefa de programar, prever, fazer planos e adiantar possíveis falhas ou problemas para que as atividades de manutenção da casa deem certo é o que gera a carga mental, algo fatigante em níveis emocionais.

As mulheres brasileiras ainda trabalham quase o dobro de horas que os homens nos afazeres domésticos e cuidados de parentes, segundo os dados da publicação Outras Formas de Trabalho 2018, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto as mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas semanais a afazeres ou cuidados de parentes, os homens só empenharam 10,9 horas nesse tipo de tarefa.

Direitos da mulher