Topo

Podcast

Sexoterapia


Sexoterapia #7: Ele me traiu, mas jura que me ama. Será que é possível?

13/12/2019 04h00

Recentemente, a Renata, 30 anos, vendedora em São Paulo, descobriu, depois de um mês de casada, que o marido a traía.

"Ele fazia sexo virtual com uma ex-peguete e já tinha se encontrado com ela pelo menos uma vez. Como ele pôde fazer isso comigo ao mesmo tempo em que fazia juras de amor, me dizia que estava feliz e realizado?"

Segundo Ana Canosa, sexóloga e apresentadora do podcast Sexoterapia, é perfeitamente possível amar uma pessoa e estar sexualmente ou mesmo afetivamente envolvida com outra. "As pessoas costumam colocar essas duas coisas como contraditórias: se ele me ama, ele não se sentirá atraído por outra pessoa. E a verdade é que isso é perfeitamente possível. As pessoas são capazes, até mesmo, de amar duas pessoas ao mesmo tempo", diz Ana. "Isso acontece com muita frequência. Se isso não aconteceu com você, pode ser que aconteça um dia. Essa dualidade amorosa é algo muito comum."

A monogamia é possível?

O homem não é um ser monogâmico —a monogamia foi algo construído socialmente, e há pouco tempo. Esse conceito passou a existir mais fortemente a partir do século 19. "Em alguns momentos da história, a monogamia aparece como imposição, determinando que se viva o amor e a sexualidade dentro de uma relação de compromisso. Mas isso não foi uma imposição em muitas outras épocas", diz Ana.

E hoje estamos vivendo um momento em que há muito mais liberdade para se falar sobre isso.

Existem pessoas que jamais serão capazes de ser fiéis. Já outras têm uma personalidade mais afeita à monogamia. "Tudo depende muito da personalidade de cada um, do momento de vida da pessoa e também da fase pela qual relacionamento está passando", diz Ana.

Para quem entende que não é possível ser feliz em um relacionamento monogâmico, há muitas outras formas possíveis de formatar o relacionamento. Mas Ana alerta: "Ser traído é muito doloroso. E trair também pode causar sofrimento". Ou seja, todas as escolhas têm seus riscos e suas consequências.

Acompanhe o Sexoterapia

Monogamia é o tema do sexto episódio do podcast Sexoterapia, um espaço criado por Universa para falar de sexo e relacionamento.

Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a escritora Liliane Prata.

A primeira temporada do podcast Sexoterapia tem oito episódios. O programa estará disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, no Castbox e Google Podcasts.