Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Isis Valverde fala sobre como maternidade a inspirou em livro de poesias

Isis Valverde lança seu livro de poesias "Camélias em mim" - Reprodução/Instagram
Isis Valverde lança seu livro de poesias "Camélias em mim" Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

06/12/2019 11h22

A atriz Isis Valverde vai lançar um livro de poesias chamado Camélia em Mim (Editoria Agir), no qual reúne 48 textos escritos em seus últimos dez anos. Ela falou sobre como sempre foi uma criança criativa e vê o ato de escrever como uma forma de "exorcizar sentimentos".

Ela disse em entrevista ao jornal "O Globo" que suas inspirações vêm de diferentes momentos de sua vida, mas que a maternidade tem sido um "terreno fértil de criatividade e inspiração".

"Costumo traduzir a maternidade como um 'carrossel de emoções', às vezes uma 'montanha-russa' (risos), o que, sem sombra de dúvidas é um terreno fértil de criatividade e inspiração para escrever e, pra arte em geral. Acho que quanto mais vivência a gente tem mais rica fica nossa expressão artística", disse.

Sua própria mãe é fonte de inspiração: "Minha mãe sempre me estimulou a dar asas a minha imaginação. Sempre foi uma mulher de muita força, mas também sensível. E a sensibilidade dela em perceber a minha vocação artística foi, claro, uma das minhas maiores motivações para seguir o caminho da arte, tanto na dramaturgia quanto na literatura. Pretendo seguir o exemplo dela e apresentar esse universo ao Rael".

"Quando nos tornamos mães, aprendemos a ser filhos melhores. A maternidade nos traz uma nova ótica da vida. Certas preocupações e atitudes de nossas mães que achávamos bobagens, tomam uma nova forma, passando a fazer sentido. A gente entende que mãe erra, mas querendo acertar sempre".

A atriz apontou suas grandes inspirações literárias: Lya Luft, Camões, Vinicius de Moraes, Florbela Espanca, Clarice Lispector, Gustave Flaubert e Carlos Drummond de Andrade.

O livro Camélia em Mim será lançado no dia 17 de dezembro, às 19h, na Livraria da Travessa, Barra Shopping, no Rio de Janeiro.