Topo

Giovanna Coimbra sobre desafios no basquete: "Passei por casos de machismo"

Giovanna Coimbra - Paulo Belote/TV Globo
Giovanna Coimbra Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Do Universa, em São Paulo

26/11/2019 10h00

Interpretando uma personagem que tem como sonho se tornar atleta profissional de basquete na novela Bom Sucesso, a atriz Giovanna Coimbra contou, em entrevista ao jornal "O Globo", que passou por situações de dificuldade parecidas no esporte.

Assim como Gabriela na novela, Giovanna Coimbra praticou o esporte e disse ter enfrentado episódios de machismo. Ela chegou a integrar a equipe de basquete feminino do Botafogo entre os 12 e 15 anos.

"Comecei a jogar basquete no colégio e, desde o primeiro instante, enfrentei todas as dificuldades possíveis. Só havia o time masculino e o coordenador me aconselhou a procurar outro esporte. Eu insisti e passei a jogar com os meninos. Foi bacana porque, a partir daí, algumas meninas da minha sala também se interessaram", disse.

"Mesmo depois de já jogar profissionalmente, passei por casos de machismo em quadra. Já aconteceu de ir jogar num lugar público, por exemplo, e os meninos ficarem duvidando de que realmente jogava e me escolherem por último para o time. A gente precisa provar o nosso talento duas vezes", completou.

Na entrevista, Giovanna Coimbra disse que o fim da equipe feminina de basquete do Botafogo a fez tomar uma decisão em relação ao futuro.

"A partir daí, entrei num dilema. Se quisesse seguir no esporte profissionalmente, teria que sair do Rio e talvez até do Brasil. Mas eu não queria ficar longe da minha família. Acabei decidindo continuar por aqui e então tive mais tempo para descobrir outras paixões, como o teatro", explicou.