Topo

Quem é a brasileira que ganhou concurso de miss plus size na Ucrânia?

Nina Sousa viajou para representar Brasil em disputa - Divulgação
Nina Sousa viajou para representar Brasil em disputa Imagem: Divulgação

Nathália Geraldo

De Universa

25/11/2019 04h00

Eleita "Miss Top of the World 2019 Plus Size", em Kiev, na Ucrânia, a modelo Nina Sousa, de Volta Redonda (RJ), vê o título como um caminho para o empoderamento — dela e de todas as mulheres gordas que, no dia a dia, sofrem com gordofobia em vários ambientes, inclusive no profissional.

Ela mesma, antes de embarcar nos eventos para pessoas gordas, sofreu reflexos da ditadura da beleza. Na adolescência, começou a desfilar e, por se sentir pressionada a ser "sempre magrinha", desenvolveu transtornos alimentares como bulimia e anorexia. Ela teve depressão. Foi só depois de fazer as pazes com o próprio corpo que resolveu focar em concursos plus size. Percebeu que seria uma forma de realizar um sonho de infância: ser miss.

"Na franquia [de concursos de miss] que eu participo, não é apenas uma disputa, é uma condição de empoderamento, de se valorizar. Todas as candidatas estão em evidência, dando o melhor", pondera. "E lá você não está sendo obrigada a não ser quem você é; é uma disputa, mas que nos deixa livres".

Carreira de Nina Sousa

Nina é a primeira candidata a representar o Brasil no Miss Top of The World, realizando neste ano na Ucrânia. Ela disputou o título com 20 mulheres de várias nacionalidades.

Antes, ela ganhou o título de Miss Rio de Janeiro Plus Size 2018 e foi eleita pela organização do concurso como Miss Brasil The World Plus Size 2019. Em sua carreira, celebra o fato de poder ser gorda, algo que só ressignificou depois que ficou mais velha.

"Comecei a ganhar peso por causa da idade, não conseguia manter aquele padrão da ditadura da beleza. Então, me afastei das passarelas. E me preparei para aceitar ser gorda novamente. Pesquisando, vi que tinham concursos plus size e pensei que eram para mim. Sempre quis ser miss, acompanhava os concursos quando pequena, só que não dava mérito porque era só para mulheres magras".

Obrigada Deus, ontem realizei um sonho que, desde que ganhei a Faixa de Miss Rio de Janeiro, eu lutava e trabalhava arduamente para conquistar, sempre me engajando em causas sociais, tendo meus próprios projetos, apoiando causas animais e tudo foi Reconhecido, o tempo de espera acabou! Hoje acordo sendo Miss Brasil World 2019, com muito orgulho irei representar o Brasil no @mstopoftheworldps Miss Top Of The World,na Ucrânia em novembro. Me sinto honrada, pois aquela menina que veio do nada,gorda, plus size, que era julgada como incapaz está agora conquistando o mundo, com a ajuda de muitos que acreditaram nela, muitos que desde quando ela era só mais uma candidata, investiram tempo, fé, disposição e acreditaram nesse sonho! Muito obrigada de verdade a todos meus amigos e parceiros, que acreditaram em mim, sem vocês eu não teria chegado até aqui e vamos Rumo ao Top Of The World Plus Size 2019! Obrigada @miss.brasil.plus.size , por mudar a minha vida pra sempre! Obrigada @ruanlira.rj pela linda coroação e por todo apoio Obrigada @pdopedro e a Dona Marleth que me apaoiaram nessa caminhada toda! Amo vocês Obrigada de coração @anacarlalangaro @samuca.silva.vr @edsonquintooficial @vereadorsidneydinho @danielecaeres @ednardobarbosapinheiral @pablofernanddezrio @cardoso.gugu @alanaferrigno @lucybraz2003 Jóias @soraiaacessorios Sorriso @verticegrupoodontologico Vestido @elcinoivasenoivos Cabelo e #makeup @b.chio @marcinho.oh Personal stylist @penellope.b @chris.bueno Sobrancelhas @studiomelissacavalcanti Unhas @yasminnaildisigner Tratamento estético @adileiarochaestetica Academia @studiohealthylife Professora de passarela @palomasalume Calçados @gilcalcadosepresentes @stiletobyjb Coroa @allume_brasil #photography @sulfluonline @diretor_sfonline E se me esqueci de alguém podem me cobrar! Obrigada por tudo!!! #misses #missbrasil #missriodejaneiro #missbrasilplussize #misstopoftheworld #linda #bonita #feliz #plussizefashion #plussize #plussizemodels #plussizebrasil #plussizebeauty #sonho #dream #make #hair #riodejaneiro #brasil

Uma publicação compartilhada por Nina Miss Top Of World Ps19 (@missninasousa) em

Paralelo a sua preparação para entrar no mundo dos concursos de beleza, Nina também se preocupa com causas sociais — um requisito comum neste meio.

"Sou desenhista e dou aula de graça para uma turma particular. Minha ideia é fazer um projeto para dar aulas para crianças das comunidades". Nina ainda é palestrante motivacional e de empoderamento feminino, o que, garante, faz parte de sua atuação nos concursos. "Quero continuar modelando para dar mais força às mulheres".

Autoestima