Australiana diz que foi discriminada em aeroporto por roupa "inapropriada"
Serah Nathan, uma australiana de 33 anos, acusou funcionários da linha aérea Jetstar de discriminação após ouvir deles que suas roupas eram "inapropriadas" e que ela não podia sentar no colo do seu namorado no Aeroporto de Sydney.
Segundo o site News AU, Nathan estava prestes a voar de volta para a sua cidade, Melbourne, após visitar o namorado, com quem tem um relacionamento à distância. Os dois esperavam pelo voo no portão de embarque quando um funcionário da Jetstar se aproximou deles.
"Eu estava sentada nos joelhos dele, e estávamos apenas conversando. Então um cara uniformizado chegou e disse que eu precisava me sentar em uma cadeira, porque 'havia crianças por perto'", contou ela.
"Eu e meu namorado não vimos criança nenhuma, e ficamos espantados com o seu pedido, e com a suposta relevância de como eu estava sentada", completou ainda.
Quando Nathan se recusou a mudar de lugar, o funcionário se afastou e retornou pouco depois, com uma gerente. "Ela reiterou que havia crianças ao nosso redor, e disse: 'Você fica aí cavalgando o seu namorado, e está desrespeitando as famílias que estão aqui'", contou.
A australiana negou que era isso que estava fazendo. "Eu não estava tratando o aeroporto como um clube de striptease", comentou.
Discriminação racial
Nathan disse que a reclamação sobre suas roupas veio pouco depois deste primeiro contato com os funcionários da Jetstar. "Eles disseram que minha calça de moletom e blusa cropped, combinada com sutiãs de corrida, eram inapropriadas para um voo", comentou.
A australiana, que tem parte da família originada no Sri Lanka, acredita que o caso pode ter sido influenciado pelo racismo. "Eu notei que havia uma mulher branca a poucos metros de nós com um vestido curto e justo, e ninguém estava dizendo nada a ela", disse.
A Jetstar questionou as acusações de Nathan, dizendo que "não tolera qualquer tipo de discriminação", e que o time de funcionários "nega que tenha se comportado da forma como ela descreveu".
Atendimento ao cliente
Uma vez em Melbourne, ela ainda entrou em contato com a Jetstar, buscando resolver o assunto de forma privada. Nathan compartilhou prints da conversa com o News AU, apontando trechos inapropriados.
Em uma mensagem, a funcionária do atendimento ao cliente elogia as fotos que Nathan enviou para mostrar a roupa que estava usando na ocasião do incidente. "Eu acho que você é muito bonita, e o seu namorado tem sorte de tê-la ao lado dele", escreveu ela.
"Eu entendo que você e ele não estavam fazendo nenhum tipo de atividade sexual [no aeroporto], mas creio que este tipo de linguagem corporal deve ser mantida em um espaço privado", completou a funcionária, se referindo ao fato que Nathan estava sentada no colo do namorado.
Sobre a interação de Nathan com o atendimento ao cliente, a Jetstar se desculpou: "Pedimos perdão a Serah pela forma como o seu pedido foi atendido pela nossa representante do atendimento ao cliente. Este tipo de comportamento não está de acordo com os nossos padrões".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.