Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Atriz com câncer emociona com chá revelação para descobrir doador de medula

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

31/10/2019 15h39

Duda Riedel compartilhou com seus seguidores no Instagram ao longo dos últimos meses sua luta contra a leucemia mieloide aguda. A atriz cearense, de 24 anos, já havia comemorado a recuperação da doença e só esperava por um doador compatível de medula.

Ontem, um vídeo de Duda viralizou nas redes sociais. Com mais de 1 milhão de visualizações somados, a jovem realiza um chá revelação para descobrir quem será o seu doador.

"É com imensa gratidão a todos e com alegria indescritível, encontramos um doador 100% compatível", diz ela ao ler o cartão encontrado após estourar o balão.

Em outra imagem, Duda mostra os possíveis nomes que doariam a medula para ela, escritos em um balão: "Sarah, Natty ou Banco?".

No Twitter, todo mundo se mostrou muito emocionado com a reação e alegria de Duda ao descobrir que a atriz estará dando o passo final contra a doença.

Como se tornar um doador de medula?

Procure o hemocentro do seu estado e agende uma consulta. O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade. Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Stalkeadas