Topo

Alto Astral


Áries explode, Peixes chora, culpa é da Lua: como você lida com as emoções?

É birra ou é a Lua? - Getty Images
É birra ou é a Lua? Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

27/09/2019 04h00

A forma como uma pessoa expõe suas emoções tem muito a ver com o zodíaco. Mas, nessa área da vida, o que define o comportamento de cada um é o signo lunar, ou seja, o posicionamento da Lua.

Diferente do signo solar, atrelado à data do aniversário e à posição do Sol, o signo lunar é descoberto através do mapa astral, que requer informações referentes ao lugar (posição geográfica) e horário exato do nascimento -- para descobrir o de cada pessoa, há ferramentas virtuais, como Somos Todos Um e Astrolink.

Com essa informação em mãos, é possível descobrir como cada signo se manifesta nos momentos de pura emoção. A seguir, o astrólogo Thiago Anselmo, do canal Portal Lughnasadh, no Youtube, explica o comportamento de cada um.

Lua em Áries

A lua em Áries se manifesta emocionalmente tal qual a frequência da guerra: reativa. Isso significa que, dificilmente, uma emoção é racionalizada, pensada ou filosofada previamente pelo ariano. O sentimento vem à tona de uma hora para outra e de forma intensa, sem muito controle.

Lua em Touro

O signo lunar taurino tenta não gastar energia no campo das emoções. Com isso, a relação materna de Touro tende a ser protetora, ou seja, a pessoa adota uma postura de busca por terrenos seguros, a fim de garantir a estabilidade emocional. Assim, dificilmente demonstra o que sente.

Lua em Gêmeos

Por ser o signo da comunicação, quando a lua se encontra em Gêmeos, o processo emocional se mostra irritadiço e ansioso, sobretudo se não houver alguém para conversar, trocar ideias. O indivíduo com a Lua em Gêmeos precisa extravasar suas emoções de alguma maneira, preferencialmente através das palavras - mesmo que seja um desabafo virtual, com seguidas mensagens no smartphone.

Lua em Câncer

Por ser o signo regido pela Lua, Câncer é visto com um dos mais adequados para o posicionamento do astro. A pessoa que tem o signo lunar em Câncer prioriza o emocional protetor, em contato com a família. Ou seja, ele dá e recebe afeto, atenção e consideração, principalmente no meio familiar, ambiente em que se sente à vontade para manifestar toda sua emoção.

Lua em Leão

A posição da lua em Leão faz com que as reações emocionais do nativo sejam mais focadas no "eu" do que "nos outros". Quer dizer que, na prática, uma comoção coletiva não é suficiente para mexer com os sentimentos de quem tem essa combinação no mapa astral, mas se for algo que algo que afetar diretamente sua vida, aí sim as emoções são expostas. Não significa, é claro, que se trata de um ser egocêntrico ou autocentrado demais -- ele só precisa estar bem e inteiro para, só depois, olhar para os outros.

Lua em Virgem

Quem tem a lua em Virgem é uma pessoa com o emocional "estranho" aos olhos de muitas pessoas. Por ser o signo mais prático de todos, tudo precisa estar de maneira que acredite ser correto. Se é algo que lhe faz bem, vai reagir positivamente. Se for algo diferente, entrará num estado de desconforto que leva a reações que nem ele mesmo entende direito.

Lua em Libra

É no signo de Libra que se encontram os valores relacionados à estética, ao equilíbrio, à simetria e à beleza. Uma vez que o astro representa o conforto emocional, dentre várias questões, nota-se que a pessoa com lua em Libra se envolve muito com encontros sociais ou parceiro afetivo. Quando existe um contexto que envolve glamour e beleza, tende a ficar muito mais emocionada, sem conseguir esconder esse sentimento.

Lua em Escorpião

Quando se tem a lua em Escorpião, o indivíduo se sente confortável no que é classificado como "profundo". Com isso, seu lado emocional se torna mais intenso quando se envolve com assuntos relacionados à morte, à psique do outro, ao sexo ou mesmo às questões espirituais e ocultistas. É nessas circunstâncias que ele se mostra mais emotivo, com um sentimento intenso, que extrapola seu controle.

Lua em Sagitário

A lua em Sagitário confere natureza emocional mais light, já que o astro se sente confortável na liberdade, na diversão e nos contatos lúdicos. Com isso, é muito difícil alguém com lua em Sagitário fazer drama desnecessário por algo. Afinal, a prioridade é transformar essa situação na mais leve possível.

Lua em Capricórnio

O nascido com a lua em Capricórnio, independente de onde estiver seu signo principal (ou seja, qual seu signo solar), vai reagir emocionalmente de maneira objetiva. Isso significa que, quando há uma morte próxima, é a pessoa com lua em Capricórnio a que tem mais condições emocionais de racionalizar o sentimento e ajudar nos procedimentos burocráticos. Não que ela seja imune às emoções, mas sabe que haverá um momento certo para lamentar e vivenciar o luto.

Lua em Aquário

Quem tem a lua em Aquário costuma agir de maneira exótica aos olhos alheios, com reações diferentes nas situações em que a maioria das pessoas segue um padrão. É o cara que faz piada em funeral ou tenta sempre ver o lado positivo de um diagnóstico médico preocupante, por exemplo. Suas reações ficam do lado oposto ao esperado, por isso pode ser incompreendido.

Lua em Peixes

É a pessoa que costuma carregar uma caixa de lenços a tiracolo. Suas reações são de extrema sensibilidade. O ser com lua em Peixes se emociona com demonstrações de amor e afeto, encanta-se com o belo, com o artístico, o dançante e o colorido. Ter essa configuração astral é como ganhar uma lente de aumento emocional e enxergar o mundo com uma gama maior de sentimentos.

Alto Astral