Topo

Por que é comum (e melhor) encontrar o amor quando menos se espera

Quando estamos relaxadas, as chances de se encontrar o amor são maiores - Getty Images/iStockphoto
Quando estamos relaxadas, as chances de se encontrar o amor são maiores Imagem: Getty Images/iStockphoto

Heloísa Horonha

Colaboração para Universa

26/08/2019 04h00

Se você ainda não passou por isso, é possível que conheça alguém que tenha vivido uma experiência parecida. Quando uma pessoa quer muito namorar, nenhum crush aparece pelo caminho - ou, quando surge, logo se revela um verdadeiro embuste. Porém, quando desencana de arrumar um envolvimento e deixa a vida seguir seu curso natural, não demora para deparar com uma (ou até mais!) possibilidade de relacionamento.

Para Carmen Cerqueira Cesar, psicoterapeuta e terapeuta de casais, de São Paulo (SP), a principal explicação para esse "fenômeno" é muito simples: sem a preocupação excessiva de encontrar um par, a mulher acaba vivendo mais feliz e sintonizada com sua vida real - com a vida como ela é de verdade, sem fantasias. "E obtém prazer também de outras fontes. Tem muita gente feliz e sozinha, da mesma forma que existe muita gente infeliz com alguém. É preciso primeiro ter sustentabilidade emocional, gostar de si mesma e da própria companhia, para poder estar bem com alguém", afirma.

Segundo a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Ellen Moraes Senra, do Rio de Janeiro (RJ), é comum que, ao desejarmos muito algo, acabamos aceitando qualquer coisa. "Se estou desesperada para arrumar um amor, não importa o que essa pessoa tem a me oferecer. Vou focar muito mais no fato de que há um alguém do que em quem é esse alguém. E isso, claro, só pode resultar num mau negócio", afirma.

A ânsia de se estar acompanhado

É a ansiedade o principal gatilho. Conforme Carmen, quem age sob o domínio da ansiedade "precisa" de alguém de tal forma que parece até uma questão de sobrevivência. "O outro percebe isso. E ou cai fora ou entra de cabeça, achando que pode deitar e rolar. A pessoa fica em suas mãos, o que prepara o terreno para relacionamentos abusivos e tóxicos, nos quais se paga qualquer preço para manter o romance e se abre mão de muita coisa, logo de cara. A ansiedade nubla a percepção, não permite que se possa perceber a situação com calma e aumenta a chance de se decepcionar", explica a psicoterapeuta.

O desejo de conquistar uma companhia também conduz à perda da espontaneidade. Em outras palavras, para impressionar alguém, acaba-se forçando a barra e até fingindo-se ser quem não é. É por isso que, quando não há pouca ou nenhuma esperança, tudo flui melhor.

Por se concentrar em outros interesses, e não apenas na conquista, a pessoa soa mais interessante e verdadeira, pois não está se esforçando para agradar. "A expectativa vem junto com a ansiedade e leva a pessoa a ficar impulsiva, sem controle, e até a fazer algumas coisas que não faria normalmente", observa a psicóloga Livia Marques, do Rio de Janeiro (RJ). Outro ponto importante é que, sozinha, a mulher volta a atenção para si mesma e para sua autoestima, e não coloca a felicidade nas mãos alheias, pois sabe que não depende disso para se sentir bem. "Isso é resultado de um profundo autoconhecimento", conta Raquel Fernandes Marques, psicóloga da Clínica Anime, na capital paulista. "Antes de descobrir o amor, é necessário descobrir a si mesma, aprender a viver bem sozinha, a se valorizar e a curtir a própria companhia. Quem não se aceita, está sempre se criticando e desejando ser diferente do que é. Vive com medo de não receber amor e aceitação. É preciso lembrar que pensamentos geram emoções que geram comportamentos", explica Raquel.

Se a gente não fizesse tudo tão depressa

Carmen lembra que, a não ser em casos patológicos, ninguém deseja ser para o outro um apoio imprescindível, uma fortaleza inabalável, a razão para se viver. Essa sofreguidão toda acaba por minar um relacionamento iniciante e que poderia até dar certo, caso houvesse tempo necessário para as coisas e os desejos se constituírem. "O desejo de ter alguém pode e deve estar aí dentro de você, mas sem desespero", diz a especialista. "Aí, certamente as chances de encontrar um amor, quando estiver 'beeemm' despreocupada, serão muito maiores. Porque você será para o outro uma pessoa interessante, realista e conectada com a vida", completa.