Topo

Fogão, que nada! "Chá construção" vira moda entre quem está prestes a casar

Chá de construção viraliza entre noivos Luanda e Marcus noivos  - Isis Brito Fotografia/Facebook/Reprodução/Instagram
Chá de construção viraliza entre noivos Luanda e Marcus noivos Imagem: Isis Brito Fotografia/Facebook/Reprodução/Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

26/07/2019 17h30

Luanda Rodrigues Rosa, artista reborn, e Marcus Vinicius Durr Carneiro, empresário, moram em Irajá, no Rio de Janeiro, e vão se casar em julho de 2020. Apesar de a troca de alianças estar um pouco longe, eles já estão pensando no ditado "quem casa quer casa" do jeito mais criativo possível e sem passar por perrengues.

Seguindo a nova tendência de eventos pré-casamento, o casal organizou um "Chá de construção". A lista de presentes para os convidados incluiu tinta, fios de eletricidade, torneira, tijolo, cimento, areia e pedra.

"Chá de panela não seria o ideal, porque eu já moro em uma casa em que tenho tudo. Apesar de podermos pedir tudo novo, não seria muito necessário", contou Luanda para Universa.

Depois de convencer Marcus da ideia, Luanda e o noivo distribuíram os convites para a festa, que contou com decoração de tratores, bonequinhos construtores e docinhos em formato de capacete.

"Chá construção": tendência de pré-casamento

Chá de construção viraliza entre noivos (Luanda e Marcus) - Isis Brito Fotografia/Facebook - Isis Brito Fotografia/Facebook
Imagem: Isis Brito Fotografia/Facebook

Luanda contou que teve a ideia de fazer o chá construção e saiu em busca de referências na internet para conseguir apresentar ao noivo opções de como fazê-lo. A proposta é parecida com o chá de cozinha e o chá bar que alguns casais realizam, pedindo utilidades domésticas de presente a amigos e familiares. Em vez de levar o presente, no entanto, os convidados destinam uma quantia de dinheiro que equivale ao tipo de material de construção que quer comprar.

"Eu criei um site onde coloquei a lista de presentes, e ela é convertida em dinheiro para o casal", explica a artesã. Ou seja, ninguém apareceu com um saco de cimento nas costas na festa - o que seria, no mínimo, inusitado.

Lista de presentes e decoração temática

Chá de construção viraliza entre noivos (Luanda e Marcus) - Isis Brito Fotografia/Facebook - Isis Brito Fotografia/Facebook
Imagem: Isis Brito Fotografia/Facebook

A popularidade desse tipo de festa chegou na web. Circula na internet um exemplo divertido de sugestões de presente, entre eles, "diária de um pedreiro TOP", "cuba para banheiro" e "pia para o noivo lavar umas louças":

Há ainda foto de uma mesa de bolo em que a decoração principal tem maquinários de brinquedo, faixas de interdição de obras, mangueiras e um tijolo como suporte para o bolo:

Por que o chá de construção pisa tanto no chá de revelação?

Uma publicação compartilhada por Diva Depressão (@divadepressao) em

"Construir casa com o dinheiro dos outros"

Apesar de a ideia inovadora de Luanda e Marcus ter viralizado nas redes sociais e ter feito sucesso com boa parte dos convidados, a artesã afirma que o casal ouviu críticas de alguns deles.

"Quando fomos entregando convite, as pessoas diziam que nunca tinham visto na vida. Falaram que sempre fomos engraçados. Mas, tivemos amigos que falaram que era um absurdo querer construir casa com o dinheiro dos outros. Meu noivo ficou muito chateado (...). Mas, eu disse: 'Deixa as pessoas falarem, sempre vai ter alguém para criticar o que fizermos'. Ele abstraiu e nós fizemos, foi bem divertido", pontua. "A gente gastou mais do que arrecadou, mas foi legal".

Agora, Luanda e Marcus vão decidir se continuam construindo a casa em cima da que a sogra dela vive, ou se vão reformar o espaço que eles dividem.

"Em cima da casa da minha sogra já tem uma suíte, um banheiro e metade de lavanderia. Como a gente praticamente já mora juntos na minha casa, estamos pensando na possibilidade de reformá-la, o que vai ser mais acessível, para casar e ter nosso espaço do nosso jeito", explica Luanda.