Topo

Dia da Mulher: o que os homens não devem fazer neste 8 de março

Evite dar flores e outros presentes no Dia Internacional da Mulher; a data é para lutar, não para "celebrar" - iStock Images
Evite dar flores e outros presentes no Dia Internacional da Mulher; a data é para lutar, não para "celebrar" Imagem: iStock Images

Natália Eiras

Da Universa

08/03/2019 04h00

Todo 8 de março é a mesma coisa: rosas são distribuídas nas ruas e não faltam "parabéns" para as mulheres. Na maior parte das vezes, os homens que fazem este tipo de homenagem são muito bem-intencionados, mas acabam irritando muitas mulheres ao redor. Para evitar este tipo de "gafe", a Universa reuniu cinco coisas que eles deveriam deixar de fazer neste Dia Internacional da Mulher: 

1. Não dê "parabéns" para as mulheres 

O dia 8 de Março não é um dia para fazer festa. Ele foi instituído oficialmente pela ONU em 1975 como Dia Internacional da Mulher para relembrar a luta das mulheres por direitos iguais. É uma homenagem a uma série de movimentos que aconteceram no século passado e que, inclusive, resultaram na morte de muitas trabalhadoras. Essas mulheres tinham condições precárias de trabalho - chegando a jornadas de 16 horas por dia, 6 dias por semana - e demoraram muito mais do que os homens, por exemplo, para adquirir o direito ao voto. Lembre-se: a desigualdade de gênero existe até hoje e existem muitas questões críticas como diferença salarial, feminicídio e violência contra a mulher.

2. Não dê flores, chocolates e outros presentes "femininos"

Dar este tipo de "presentinho" para as mulheres com quem você convive pode soar paternalista e, até mesmo, minimizar a data. Caso queira lembrar a ocasião, dê espaço para as mulheres de seu trabalho e convívio social falarem sobre as questões que elas enfrentam diariamente. O melhor presente é empatia e ouvidos abertos para aprender sobre o machismo em todos os dias do ano. 

3. Não agradeça por "embelezarmos os seus dias"

A existência da mulher que trabalha diariamente com você não se resume a deixar o ambiente corporativo mais bonito ou cheiroso. Este tipo de comentário objetifica a mulher, afinal, você a está tratando como um "bibelô". A sua colega de baia tem as próprias dores, vivências e boletos para pagar - ou seja, ela não vive em sua função. Se for o caso, demonstre o seu apoio pela luta dos direitos das mulheres ou elogie outras características da colega que não tenha a ver com a aparência dela. 

4. Não faça as tarefas domésticas como um "mimo" de Dia das Mulheres

Ter este tipo de proatividade apenas no dia 8 de março demonstra que você considera que as tarefas domésticas são responsabilidade da mulher e que, para agradá-la, você faz o "enorme" favor de lavar a louça ou colocar a roupa na máquina. De acordo com o estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres trabalham 7,5 horas a mais por semana do que os homens por causa da dupla jornada. Ou seja, além de ter que dar duro durante as oito horas de expediente no emprego, a sua companheira ou mãe precisa, ainda, chegar em casa e dar conta das tarefas domésticas. O melhor "mimo" que você pode dar para a mulher da sua vida é dividir igualmente as responsabilidades domiciliares e fazer a sua parte diariamente. 

5. Não diga: "se tem o dia das mulheres, deveria ter o dia dos homens"

O Dia Internacional da Mulher pode ser muito estressante para a população feminina principalmente por causa das "piadinhas" que os homens costumam fazer. Se você acha que a luta pelos direitos das mulheres é uma besteira, o melhor que você pode fazer para a sociedade -- e para si mesmo, caso não queira ouvir poucas e boas -- é ficar calado, já que este tipo de brincadeira não é nem um pouco engraçada. Agora, caso esteja aberto para entender melhor sobre o dia 8 de março, pare um tempo para conversar mais com as mulheres com quem você convive.