Documentário indicado ao Oscar quebra tabu sobre menstruação na Índia
A menstruação ainda é assunto tabu em algumas regiões da Índia. O assunto e a dificuldade de falar dele, já que nem mesmo as mulheres sabiam como lidar com um absorvente, foram retratados em um documentário que está concorrendo ao Oscar em 2019: "Period. End of Sentence" ou "Menstruação, fim de frase", em tradução livre, foi indicado pela categoria melhor documentário de curta-metragem.
No decorrer das cenas, é possível perceber que a palavra "menstruação" é recebida com risadas e constrangimento por parte da população. O documentário tem 26 minutos e conta a revolução silenciosa que ocorreu entre as mulheres quando uma máquina de absorvente foi instalada no povoado.
As mulheres não apenas aprenderam a usar absorventes como, também, a fabricá-los. Nos povoados retratados no documentário, elas contam que foram forçadas a abandonar a escola e que não têm muita liberdade. Uma delas diz: "Não somos incentivados a trabalhar ou a sermos independentes".
O curta foi produzido pelo The Pad Project, uma organização criada por um grupo de alunos americanos com a ajuda de uma professora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.