Topo

Documentário indicado ao Oscar quebra tabu sobre menstruação na Índia

Menstruação é considerada tabu em alguns vilarejos da Índia - Reprodução/The Pad Project
Menstruação é considerada tabu em alguns vilarejos da Índia Imagem: Reprodução/The Pad Project

Da Universa

02/02/2019 17h50

A menstruação ainda é assunto tabu em algumas regiões da Índia. O assunto e a dificuldade de falar dele, já que nem mesmo as mulheres sabiam como lidar com um absorvente, foram retratados em um documentário que está concorrendo ao Oscar em 2019: "Period. End of Sentence" ou "Menstruação, fim de frase", em tradução livre, foi indicado pela categoria melhor documentário de curta-metragem. 

No decorrer das cenas, é possível perceber que a palavra "menstruação" é recebida com risadas e constrangimento por parte da população. O documentário tem 26 minutos e conta a revolução silenciosa que ocorreu entre as mulheres quando uma máquina de absorvente foi instalada no povoado. 

As mulheres não apenas aprenderam a usar absorventes como, também, a fabricá-los. Nos povoados retratados no documentário, elas contam que foram forçadas a abandonar a escola e que não têm muita liberdade. Uma delas diz: "Não somos incentivados a trabalhar ou a sermos independentes".

O curta foi produzido pelo The Pad Project, uma organização criada por um grupo de alunos americanos com a ajuda de uma professora.