Topo

"Prefiro ir atrás de Pokémon": dado mostra expectativa de solteiros em 2019

Ano novo, mozão novo! ... Ou não!  - Getty Images/iStockphoto
Ano novo, mozão novo! ... Ou não! Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcos Candido

Da Universa

10/01/2019 04h00

Ninguém precisa namorar para ser feliz nessa vida, mas a caça a um mozão em 2019 está aberta. É o que indica uma pesquisa desenvolvida por um site de namoro. 

Segundo o ParPerfeito, 67% das mulheres pretendem namorar neste ano. Os homens estão com uma urgência maior: 85% deles querem alguém para alterar o status do Facebook. 

A pesquisa foi feita com 1.066 solteiros cadastrados no site. Lógico, quem tem um perfil neste tipo de site já tem certa disposição para a coisa, mas o dado é um reflexo do restante da sociedade contemporânea.

Entre as revelações, a pesquisa traz luz ao desapontamento feminino no ano que passou. Quando perguntada se conheceram alguém minimamente interessante em 2018, 65% dizem que não. 

Pokémozão

Foi o caso da relações públicas Beatriz Pinheiro, 40. Até que apareceu um "possível mozão". Era um reencontro com um ex-namorado da adolescência, mas ela achou que ele havia mudado demais no tempo que esteve longe. "Não era mais a pessoa que eu achei que fosse", diz. 

Para este ano, nada de Tinder. "Fiz um perfil em um aplicativo de namoro há uns três anos. Nunca encontrei ninguém, desinstalei, e instalei o Pokémon Go (porque é mais fácil de pegar uns monstrinhos e eles são mais bonitinhos)", diz. "Se existir uma alma gêmea para mim, ela vai ter muitos problemas para me achar", completa, explicando que não está aberta a novas relações. 

Já Lucas Couto, um publicitário solteiro, de São Paulo, 23, pretende ser mais estratégico. "A expectativa é ser um pouco mais inteligente do que o ano passado, e não ficar com todo mundo de uma vez só no Carnaval", diz. Ele afirma que está num momento intermediário entre a fase da pegação e a do romance. 

Não à toa, a pesquisa do ParPerfeito mostra que 85% do homens estão definitivamente em busca de uma parceira, enquanto 15% deles não estão procurando. Mas, se acontecer, aconteceu. Somente 67% das mulheres quer buscar um namoro e 27% espera acontecer. 6% delas, porém, já teve final feliz e garante que o amor já foi encontrado em 2018. 

Trace objetivos

Ninguém disse que seria fácil. Para Anna Eduarda Nunes, psicóloga especialista em relacionamentos, o segredo é manter-se aberto, ter uma dose de estratégia e, na medida do possível, tentar não se preocupar tanto. 

"Antes de entrarmos em um relacionamento, devemos pensar apenas em uma coisa: qual o meu objetivo com esse romance e que a pessoa com quem estou quer? É uma ficada de Carnaval? É namorar para casar? É importante ter clareza do que você e a outra pessoa buscam para que, independentemente do tipo de relacionamento que venha a ser escolhido, ele seja prazeroso para ambas as partes", explica. "De resto, não pense muito e se jogue!", conclui.