Nos últimos dez anos, só 4 mulheres negras dirigiram filmes em Hollywood

Embora a discussão sobre representatividade tenha crescido em Hollywood, um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que ainda há muito a ser feito.
A pesquisa avaliou 1100 filmes lançados nos últimos dez anos e descobriu que, dentre eles, 43 mulheres assumiram as produções como diretoras -- número bem pequeno em relação à quantidade de lançamentos e a presença de homens brancos por trás deles. Dentre elas, apenas 4 eram negras: Ava DuVernay, Gina Prince-Bythewood, Sanaa Hamri e Stella Meghie.
Veja também
- Mulher negra é coroada Miss Grã-Bretanha pela 1ª vez na história
- Filha de Arlindo Cruz segue carreira de modelo plus size: "Amor próprio"
- Campanha de Dia dos Pais com família negra de O Boticário é alvo de racismo
Essa constatação leva a discussão ainda a outro ponto. Em 2017, Hollywood mostrou um crescimento de 41,8% de personagens negros em filmes, no entanto, isso só aconteceu quando um diretor negro estava dirigindo a produção, reforçando a importância da diversidade nos cargos de chefia e, consequentemente, representatividade, por trás e na frente das câmeras.
O estudo diz também que 70% dos personagens dos 100 melhores longas-metragens produzidos em Hollywood são brancos, enquanto outras minorias, como negros e asiáticos, ocuparam os outros 30%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.