Campanha de Dia dos Pais com família negra de O Boticário é alvo de racismo

A campanha publicitária da marca O Boticário para o Dia dos Pais, que traz uma família negra como protagonista, enfrentou diversos ataques racistas de pessoas que alegaram não terem se sentido “representadas” pela construção familiar apresentada pela marca.
O comercial, com duração de 30 segundos, foi publicado no YouTube na última sexta-feira (27) e já soma mais de 6,5 milhões de visualizações.
Veja também
- Mulher negra é coroada Miss Grã-Bretanha pela 1ª vez na história
- Filha de Arlindo Cruz segue carreira de modelo plus size: "Amor próprio"
- Clipe de Nego do Borel levanta discussão sobre "pink money" e "pink washing"; entenda os termos
Além das 16 mil “descurtidas”, o vídeo recebeu comentários como: “Por que não tem nenhuma pessoa branca no comercial? Não é direitos iguais? (sic)” e “na boa, essa modinha de afro em comercial já passou; muda pra sustentabilidade ou outra modinha qualquer”.
Com a repercussão das críticas racistas à campanha, diversas pessoas se posicionaram contra os discursos de ódio na plataforma, descreditando o “racismo inverso”, quando indivíduos brancos dizem estar sofrendo “racismo”.
“Agora os brancos estão sentindo na pele o que nós negros sentimos a nossa vida toda” e “onde que branco sofre preconceito, sei não, viu?”, foram alguns deles.
Diante do debate, O Boticário se manifestou sobre os ataques racistas por meio de um comunicado oficial, enviado à Universa, reforçando a importância da diversidade e inclusão em campanhas como essa.
“A campanha de Dia dos Pais do Boticário tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos. Essa irreverência é comum nos filmes da marca, assim como são a diversidade e a inclusão. Não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso País tão rico e especial, e isso transparece não apenas nesta, mas também em campanhas anteriores que também demonstram as relações interpessoais verdadeiras. O Boticário se pauta pelo respeito a todas as pessoas e deseja que, muito em breve, questões como essa não gerem mais polêmicas.”
Vale reforçar que a marca já passou por uma situação parecida. Em 2015, um casal gay apareceu em um comercial para o Dia dos Namorados. Na ocasião, diversos comentários homofóbicos foram feitos nas redes sociais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.