Topo

Homens exageram mais o número de pessoas com quem já transaram, diz estudo

Os homens andam dizendo que transam mais do que, de fato, fazem... - Divulgação/Grey"s Anatomy
Os homens andam dizendo que transam mais do que, de fato, fazem... Imagem: Divulgação/Grey's Anatomy

da Universa, em São Paulo

26/07/2018 12h15

Quando héteros relembram suas experiências sexuais passadas, frequentemente os homens relatam ter transado com mais pessoas do que as mulheres. No entanto, isso não quer dizer que, de fato, eles façam mais sexo do que elas. 

Segundo estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia, publicado nesta quarta (25), os homens costumam apenas estimar quantas vezes fizeram sexo, enquanto as mulheres se lembram com exatidão de cada transa.

Veja também

O time de pesquisadores se apoiou em dados da Pesquisa Nacional de Atitudes Sexuais e Estilo de Vida (Natsal-3), que avaliou o comportamento sexual de 15.162 britânicos entre 16 e 74 anos no período de setembro de 2010 e agosto de 2012.

Enquanto os homens ouvidos admitiram terem tido, em média, 14 parceiras sexuais, as mulheres assumiram terem transado com 7 homens em suas vidas.

Três razões foram encontradas para a disparidade. A primeira: homens revelaram tendência maior a comunicar "valores extremos", ou seja, eles acabam exagerando seus números em vez de dar informações precisas. 

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após perceberem que os homens que apresentaram o maior número de parceiras tendiam a escolher números inteiros ao serem questionados sobre outros comportamentos sexuais.

Enquanto isso, a segunda justificativa para tal disparidade se deve ao fato de que as mulheres preferem contar, com exatidão, o número de parceiros que tiveram. 

O estudo concluiu também que homens e mulheres enxergam de maneira diferente o sexo casual: elas têm mais dificuldade de rotular uma transa de uma noite como algo "que não é errado de maneira nenhuma". Esse comportamento foi considerado como a terceira razão para a divergência entre os números, já que pode ter feito com que elas deixassem de contar alguns parceiros.