Topo

Personagem autista da TV ajuda criança com o transtorno a fazer amiga

Julia, a personagem autista de Vila Sésamo - Divulgação
Julia, a personagem autista de Vila Sésamo Imagem: Divulgação

Da Universa

21/07/2018 10h13

Identificada apenas como escritora e mãe de um menino autista de 4 anos, a usuária do Twitter @shiphitsthefan mostrou em uma série de mensagens como é importante a representatividade. Ela fala mais especificamente como a personagem Julia, da série infantil clássica Vila Sésamo, ajudou seu filho a fazer uma amiga.

Desde 2015, Julia - que é uma menina autista de 4 anos - aparece em episódios do programa televisionado nos Estados Unidos.

Veja também

Na última quarta (18), Ship postou:

“Aula de natação: ‘Ele é bobo’, diz uma garotinha apontando para meu filho. ‘Quero brincar com ele’.

‘Seja gentil’, diz sua avó.

‘Eu vi na Vila Sésamo’ e ela pula ao lado do meu filho.

Lá tem um Muppet autista, que não fala. Não me falem que representatividade não importa"

Com mais de 49 mil retweets e 224 mil curtidas, o post provocou um debate sobre a importância da personagem não só para as crianças autistas, como para as outras, que têm a chance de entender as dificuldades e são de grande ajuda contra o preconceito.

Ship continua sua série de tweets e diz que, a princípio não gostava da personagem por representar somente um tipo de autismo "Mas eu estava vendo como um adulto", assume. "Crianças pequenas vêem Julia e percebem traços que fazem com que elas reconheçam um colega autista e sejam amigáveis com ele. Não tenham medo dele", afirma.

"Isso é gigantesco. É aprender a respeitar e interagir", diz.