Topo

10 coisas que você não deve dizer a mulheres bissexuais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Helena Bertho

da Universa

02/06/2018 04h00

"É só uma fase de indecisão": esta é uma das frases que mulheres bissexuais mais costumam escutar. O problema é que elas sabem que não são indecisas, só gostam, mesmo, tanto de homens quanto de mulheres. E, ainda mais por ser a semana da Parada LGBT de São Paulo, elas querem lembrar as pessoas que a letra B existe na sigla e também merece respeito.

Conversamos com algumas mulheres bi e elas contam o que não aguentam mais ouvir sobre a sua orientação sexual. É bom saber e necessário respeitar:

1. "Chama uma amiga para sair com a gente"

Ter sua bissexualidade vista como fetiche, apenas como uma forma de provocar tesão, é algo que incomoda a maioria das entrevistadas. "O que eu realmente não aguento é homem que chega e fala para eu convidar uma amiga para sair junto com a gente", diz a cientista ambiental May Ansejo, 27. Para a professora Ana Kali, 31, isso é humilhante. 

Veja também:

2. "Com mulher não é traição"

Quando estão em relacionamentos com homens, as entrevistadas contam que é comum ter o aval do companheiro para que saiam com outas mulheres. Mas, para elas, isso indica um problema. A cantora e advogada Mari Salinas, 29, explica: "O cara que não se importa que eu saia com meninas mostra um raciocínio de que ele acha que não é uma ameaça". É um sinal de que a bissexualidade feminina não é levada a sério.

3. "Por que não fica só com homem? É mais fácil"

Com frequência, mulheres bi são tratadas como se pudessem escolher com quem vão se envolver e não como se seu desejo, por ambos os gêneros, fosse algo espontâneo. "Não aguento mais ouvir: 'Se você pode escolher, por que não fica logo só com homem? É tão mais fácil'", conta a fotógrafa Daniela de Carvalho.

4. "É só diversão"

"O que mais me irrita é quando as pessoas falam que 'tal mulher não é bi, porque ela só pega outras por diversão'. Me dá vontade de perguntar se a pessoa pega outras para descontar do imposto de renda, porque se não é por prazer ou diversão, não sei porque as pessoas se pegam", diz a jornalista Micheli Nunes, 31.

5. "Vai me trocar por um homem"

As entrevistadas contaram que acontece de mulheres lésbicas não quererem se envolver com as bissexuais por acharem que vai ser mais fácil abandoná-las por um homem. "Assim você não se preocupa com o que tem que se preocupar, que é a traição, e, sim, com o fato de ser um cara. Quem faz isso está fazendo para excluir as pessoas bissexuais mesmo", diz Mari Salinas.

6. "Você é lésbica, só cedeu à heteronormatividade"

Quando se envolvem com alguém do mesmo sexo, as bissexuais muitas vezes ouvem que, na verdade, são lésbicas. "Você só estava cedendo ao padrão heteronormativo porque é mais fácil", diz Daniela de Carvalho. A questão é que, quando estão com mulheres, elas sofrem homofobia, e quando estão com homens, machismo. Nenhum dos dois é fácil.

7. Chamar de vetor de doenças

Por ter se relacionado com homens antes, as garotas bissexuais às vezes ouvem de mulheres que elas podem estar trazendo doenças sexualmente transmissíveis para as lésbicas. "A coisa mais triste é ouvir de outras mulheres que chamam a gente de vetor de DST ou depósito de porra", diz Ana Kali. Vale lembrar que é possível contrair DSTs em relações entre mulheres também.

8. "Mais homem ou mais mulher?"

"Não aguento quem vem pedir uma porcentagem. Se já ficou com mais garotas que garotos, você é lésbica que vive uma heterossexualidade compulsória. Se foram mais caras, você é uma hétero que fetichiza mulheres", conta Ana. É como se a pessoa só pudesse ser bissexual se sempre ficasse exatamente com a mesma quantidade de homens e mulheres.

9. "Bi, de biscate"

É comum que as mulheres bissexuais sejam vistas como promíscuas, em um julgamento que mistura preconceito e machismo. Daniela diz que ouve muito que "contigo é só putaria, né?". Mas as entrevistadas explicam: não é porque pode se interessar pelos dois gêneros que as pessoas bi vão dar em cima de todo mundo.

10. "É só uma fase"

Praticamente todas as entrevistadas contaram ouvir que não são bissexuais, que trata-se só de uma fase de curiosidade. O detalhe é que, para elas, o interesse por homens e por mulheres não tem nada de fase, é como sua sexualidade é.