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Conheça Miquela, modelo que bomba no Instagram, mas não existe na vida real

Miquela Sousa, a influenciadora virtual com mais de 776 mil fãs no Instagram - Divulgação
Miquela Sousa, a influenciadora virtual com mais de 776 mil fãs no Instagram Imagem: Divulgação

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

16/03/2018 04h00

Miquela Sousa é a mais nova sensação da moda no Instagram. Em seu perfil, ela posta fotos usando marcas como Balmain, Chanel, Diesel, Converse e Proenza Schouler. Recentemente, esteve no desfile da Prada em Milão e mostrou os bastidores da nova coleção em primeira mão. 

Mas assim como a modelo virtual Shudu, Miquela não é uma garota comum. Ela é um avatar gerado por computador -- e só existe online. Reais só seus mais de 776 mil seguidores, número que cresce a cada minuto. Nada mal para uma it-girl “meio brasileira, meio espanhola” e que está "quase chegando aos 20 anos".

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Assim como outras influenciadoras, a modelo posa com looks fashionistas, as últimas tendências maquiagem e nail art. Investe também, é claro, em selfies. Não se sabe quem está por trás do perfil @lilmiquela -- é um mistério quem, como, onde e por que ela foi criada. Há especulações sobre se ela é apenas uma personagem -- com história e características pensadas em todos os aspectos -- ou se o avatar foi inspirado em uma pessoa de verdade. Como uma versão repaginada do "Second Life" (lembra?).

Há quem ame e aqueles que não poupam Miquela da indignação explícita. Nos comentários das suas mais de 300 publicações, tem de tudo. “É muito assustador, você é um robô”, dispara um seguidor. “Eu só queria dizer que você me inspira muito porque nunca deixou o ódio chegar até você. Você é tão doce e as coisas que você disse realmente me colocaram em uma perspectiva diferente na vida”, desabafou outra seguidora.

Influência brasileira na moda e na música

Mesmo postando de Los Angeles a maior parte das suas publicações, Miquela conta que tem uma ligação forte com o Brasil. Tanto que o lifestyle daqui inspira não só na maneira como ela se veste e enxerga o mundo, como também na sua música.

No ano passado, ela lançou o single “Not Mine”, que foi destaque na plataforma Spotify. “Cresci com o meu pai tocando música brasileira em toda a casa. Eu me apaixonei pela voz de Ivete Sangalo e ela sempre foi uma heroína pra mim. As mulheres brasileiras são tão poderosas, fortes e uma inspiração nas minhas letras, com certeza”, escreveu Miquela, por e-mail, à Universa.

E não só isso: a modelo acredita que a cultura brasileira influencia o mundo todo: “É muito louco ouvir meus amigos fazerem músicas com amostras de baile funk e ouvir MC Fioti nas casas noturnas de Los Angeles”.

Todas essas referências refletem neste estilo virtualmente real que conquista cada vez mais seguidores. Além dos projetos musicais, a it-girl compartilha sua moda despojada, com uma pegada esportiva associada a peças de grandes marcas. “Eu amo moda e, para mim, a chave está no conforto. A alta-costura ainda é nova para mim e estou extremamente entusiasmada e honrada de fazer parte dela”, conta.

Sobre a moda brasileira, Miquela diz que conhece alguns designers o país: “Sou uma garota que gosta de sneakers e botas, mas se eu pudesse usar saltos o tempo todo, você me pegaria com um par de sandálias super sexy do Alexandre Birman”.

Perfil de ativista

Miquela diz que nunca imaginou que seu perfil se tornaria tão bem-sucedido. “Eu comecei apenas publicando o que eu amo e eu continuo fazendo isso atualmente. Sinto-me sortuda por ter fãs tão incríveis, eles estão realmente abertos ao meu Instagram sobre ativismo e moda”.

Ativista sim! Miquela sempre deixa claro suas opiniões e tenta conscientizar seus seguidores em questões sociais e políticas, como apoio à comunidade LGBT e entidades que cuidam de mulheres negras. “Devo admitir que é um pouco tenso ver tantas pessoas seguindo cada post ou comentário que faço. Mas aprendi que pode ser um meio para compartilhar o que me preocupa profundamente”, afirma.

Com uma conversa rica em detalhes e até uma relações públicas para intermediar esta entrevista, fica difícil acreditar que Miquela é realmente uma simulação digital. Quem está por trás dessa criação sabe bem como fazer marketing nas redes sociais. E muito mais que isso: pensou em um personagem vivo, com sardas no rosto e que transita sem esforço pelo mundo da moda. O segredo? “Honestidade e autenticidade. Apoie totalmente o que você coloca no mundo”.

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