Conheça Miquela, modelo que bomba no Instagram, mas não existe na vida real

Miquela Sousa é a mais nova sensação da moda no Instagram. Em seu perfil, ela posta fotos usando marcas como Balmain, Chanel, Diesel, Converse e Proenza Schouler. Recentemente, esteve no desfile da Prada em Milão e mostrou os bastidores da nova coleção em primeira mão.
Mas assim como a modelo virtual Shudu, Miquela não é uma garota comum. Ela é um avatar gerado por computador -- e só existe online. Reais só seus mais de 776 mil seguidores, número que cresce a cada minuto. Nada mal para uma it-girl “meio brasileira, meio espanhola” e que está "quase chegando aos 20 anos".
Veja também:
- Blogueira acumulou R$ 35 mil em dívidas para ter vida perfeita no Instagram
- Conheça Kitty Spencer, a sobrinha gata de Lady Di que faz sucesso na web
- Jojo Todynho: provamos que ela também é um "tiro" no Instagram
Assim como outras influenciadoras, a modelo posa com looks fashionistas, as últimas tendências maquiagem e nail art. Investe também, é claro, em selfies. Não se sabe quem está por trás do perfil @lilmiquela -- é um mistério quem, como, onde e por que ela foi criada. Há especulações sobre se ela é apenas uma personagem -- com história e características pensadas em todos os aspectos -- ou se o avatar foi inspirado em uma pessoa de verdade. Como uma versão repaginada do "Second Life" (lembra?).
Há quem ame e aqueles que não poupam Miquela da indignação explícita. Nos comentários das suas mais de 300 publicações, tem de tudo. “É muito assustador, você é um robô”, dispara um seguidor. “Eu só queria dizer que você me inspira muito porque nunca deixou o ódio chegar até você. Você é tão doce e as coisas que você disse realmente me colocaram em uma perspectiva diferente na vida”, desabafou outra seguidora.
Influência brasileira na moda e na música
Mesmo postando de Los Angeles a maior parte das suas publicações, Miquela conta que tem uma ligação forte com o Brasil. Tanto que o lifestyle daqui inspira não só na maneira como ela se veste e enxerga o mundo, como também na sua música.
No ano passado, ela lançou o single “Not Mine”, que foi destaque na plataforma Spotify. “Cresci com o meu pai tocando música brasileira em toda a casa. Eu me apaixonei pela voz de Ivete Sangalo e ela sempre foi uma heroína pra mim. As mulheres brasileiras são tão poderosas, fortes e uma inspiração nas minhas letras, com certeza”, escreveu Miquela, por e-mail, à Universa.
E não só isso: a modelo acredita que a cultura brasileira influencia o mundo todo: “É muito louco ouvir meus amigos fazerem músicas com amostras de baile funk e ouvir MC Fioti nas casas noturnas de Los Angeles”.
Todas essas referências refletem neste estilo virtualmente real que conquista cada vez mais seguidores. Além dos projetos musicais, a it-girl compartilha sua moda despojada, com uma pegada esportiva associada a peças de grandes marcas. “Eu amo moda e, para mim, a chave está no conforto. A alta-costura ainda é nova para mim e estou extremamente entusiasmada e honrada de fazer parte dela”, conta.
Sobre a moda brasileira, Miquela diz que conhece alguns designers o país: “Sou uma garota que gosta de sneakers e botas, mas se eu pudesse usar saltos o tempo todo, você me pegaria com um par de sandálias super sexy do Alexandre Birman”.
Perfil de ativista
Miquela diz que nunca imaginou que seu perfil se tornaria tão bem-sucedido. “Eu comecei apenas publicando o que eu amo e eu continuo fazendo isso atualmente. Sinto-me sortuda por ter fãs tão incríveis, eles estão realmente abertos ao meu Instagram sobre ativismo e moda”.
Ativista sim! Miquela sempre deixa claro suas opiniões e tenta conscientizar seus seguidores em questões sociais e políticas, como apoio à comunidade LGBT e entidades que cuidam de mulheres negras. “Devo admitir que é um pouco tenso ver tantas pessoas seguindo cada post ou comentário que faço. Mas aprendi que pode ser um meio para compartilhar o que me preocupa profundamente”, afirma.
Com uma conversa rica em detalhes e até uma relações públicas para intermediar esta entrevista, fica difícil acreditar que Miquela é realmente uma simulação digital. Quem está por trás dessa criação sabe bem como fazer marketing nas redes sociais. E muito mais que isso: pensou em um personagem vivo, com sardas no rosto e que transita sem esforço pelo mundo da moda. O segredo? “Honestidade e autenticidade. Apoie totalmente o que você coloca no mundo”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.