Topo

Conheça projetos de banheiros que vão muito além do chuveiro

A sala de banho da arquiteta Sueli Adorni para a Casa Cor 2009 reflete o desejo do usuário por sofisticação, presente aqui no shower-spa da Heaven, que tem desde ducha vertical até TV - Divulgação
A sala de banho da arquiteta Sueli Adorni para a Casa Cor 2009 reflete o desejo do usuário por sofisticação, presente aqui no shower-spa da Heaven, que tem desde ducha vertical até TV Imagem: Divulgação

SILVANA MARIA ROSSO

Colaboração para o UOL

22/04/2010 07h01

Se, por um lado, a indústria da construção tem reduzido a dimensão dos banheiros, por outro, o desejo de uma sala de banho é cada vez maior. Isso porque no mundo contemporâneo o relaxamento e o cuidado com o corpo tornaram-se uma tônica, e se brincar o espaço está ficando tão importante e sofisticado quanto a cozinha, que agora representa o coração da casa.

Além disso, o mercado de revestimentos, louças e acessórios está uma tentação. Dos shoppings da construção às butiques especializadas, todos atendem os mais variados gostos e bolsos. Segundo o arquiteto Murilo Lobo, consultor de design de interiores do Senac, “a cerâmica e o porcelanato hoje imitam perfeitamente a pedra, a madeira e outros materiais, realizando facilmente o sonho da sala de banho”. Já no setor de metais e louças sanitários, “há produtos que são tratados como obras de arte”, afirma o arquiteto Ricardo Abreu Borges, do SQ+ Arquitetos Associados.

Ambos concordam que, atualmente, vale tudo. Mas uma coisa é certa: os projetos cada vez mais primam pela otimização dos espaços em nome do conforto e da praticidade. E haja boas ideias por parte dos profissionais que quebram a cabeça para incluir todos os objetos do desejo no mesmo espaço. Caso da hidromassagem, que é quase uma unanimidade. Já quem pode, tem até jardim e solário no banheiro. E quem não pode contenta-se com uma bela bancada e um generoso espelho, que por sinal, de acordo com o designer Marcelo Sampaio Ramos, é um ótimo truque para ampliar o banheiro.