Milhares de mexicanas lotam ruas de verde e violeta por igualdade de gênero
Milhares de pessoas, principalmente mulheres, encheram nesta sexta-feira as ruas do centro da Cidade do México das cores verde, simbolizando o aborto livre, e violeta, que representa o feminismo, em defesa da igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher.
Em um ambiente de tensão devido às declarações de duas candidatas à Suprema Corte contra o aborto e lembrando o número de 10 mulheres assassinadas a cada dia no país, as participantes protestaram percorrendo o emblemático Paseo de la Reforma até chegar à praça Zócalo, onde se encontra o Palácio Nacional, sede do governo federal.
Palavras de ordem como "Queremos todas vivas" e "É preciso abortar o sistema patriarcal" estiveram entre as mais cantadas durante a marcha, que transcorreu sob o arroxeado das flores dos jacarandás, que florescem nesta época do ano.
Os contingentes, liderados por grupos feministas e organizações estudantis, incluíam tanto mulheres como alguns homens que se uniram para lutar pela igualdade e a erradicação da violência machista em um país em que os números de homicídios contra mulheres são dos mais elevados do mundo.
"O México é o país número um da América Latina em taxa de homicídios; apenas em 2018 foram assassinadas mais de 3.500 mulheres e os níveis de impunidade alcançaram até 80%", disse à Agência Efe a diretora-executiva da Anistia Internacional México, Tania Reneaum.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.