Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Em carta ao Papa, Mattarella defende maior liderança das mulheres

Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco Imagem: Getty Images

01/01/2021 12h01

VATICANO, 1 JAN (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou nesta sexta-feira (1º) uma mensagem ao papa Francisco, na qual compartilha o desejo "de uma liderança maior e mais difundida das mulheres".

"Eu me uno com convicção ao vosso desejo de uma liderança feminina maior e mais ampla", escreveu o chefe de Estado italiano.

Mattarella afirma que se juntou às considerações do Pontífice "sobre a necessidade de um esforço pedagógico que, envolvendo família, escola e universidade, ajude a moldar nossas sociedades na base de um novo espírito de fraternidade e de encorajamento para que todos se tornem testemunhas da cultura do cuidado".

Além disso, o líder italiano lembrou que a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) agravou as críticas já existentes, como as climáticas, alimentares, econômicas e migratórias, e tornou ainda mais precárias as condições de quem já vivia com dificuldades.

Desta forma, Mattarela citou a reflexão de Francisco sobre a necessidade de cuidar das pessoas e disse que "as circunstâncias atuais tornam a sua mensagem particularmente apropriada sobre a importância de cultivar, no discurso público e em um nível pessoal, uma gramática do cuidado".

"Este exercício exige que seja explorado o significado mais profundo do que é o conceito de responsabilidade, palavra que implica a ideia de feedback, de apelo que nos impele a dar uma resposta e a reler a nossa condição de comunidade a esta luz", explicou.

Ontem, Mattarella já havia destinado uma mensagem de agradecimento ao Papa durante seu pronunciamento de fim de ano.

O líder da Igreja Católica, por sua vez, retribuiu "calorosamente" sua saudação no término da oração do ângelus nesta sexta-feira. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.