Aloe vera é de Áries e valeriana de Virgem: conheça as ervas de cada signo

No mundo místico, as ervas são itens presentes desde os mais antigos relatos. Pelo fato de serem diretamente associadas a planetas, também têm ligação com os signos e astros. Tal relação permite explorar energicamente os pontos fortes de cada representante do zodíaco.

Por ervas, aliás, entenda-se o reino vegetal como um todo - plantas, flores e mesmo frutos entram nesse grupo -, que pode servir de base para chás, pot-pourri, banhos, incensos e mesmo perfumes.

A imagem da bruxa utilizando suas ervas para poções, unguentos e pomadas é um clichê bem difundido no imaginário popular. No entanto, as ervas permitem criações saborosas e cheirosas, quebrando o mito de que os preparos de bruxas são bizarros e com odor ou sabor estranho.

Ligação com planetas

A combinação de ervas e signos passa, obrigatoriamente, pelos planetas. Quando partimos do princípio de que cada signo é relacionado a um corpo celeste, podemos extrair desse corpo as associações que caracterizarão os signos zodiacais.

Essa teoria está muito ligada aos estudos de Paracelso - pseudônimo de Phillippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, médico suíço, alquimista e filósofo.

Para definir quais ervas têm a ver com os signos, a análise considera apenas os sete planetas da astrologia antiga (Saturno, Júpiter, Marte, Vênus, Mercúrio, Sol e Lua - também classificados como planetas), os mesmos utilizados nos estudos de Paracelso.

Assim, as ervas associadas aos signos do zodíaco são as seguintes:

Áries: pimenta e aloe vera

O signo regido por Marte traz a energia da iniciativa, da coragem e da autoafirmação. Por ser o primeiro do zodíaco, sua energia tende a ser invasiva e agressiva. Ervas como pimenta e aloe vera acentuam as melhores características de Áries, ao mesmo tempo em que concedem equilíbrio das energias ativas e um frescor que, muitas vezes, é desejado pelo ariano.

Continua após a publicidade

A pimenta é uma erva versátil e traz para o nativo poder pessoal, disposição e direcionamento de objetivos. Mas pode fazer com que ele fique mais ansioso por resultados, se usada em demasia. Já o aloe vera (também conhecido como babosa) atua como calmante e traz harmonia para a característica dos excessos de quem nasce em Aries. Utilizadas em conjunto, fazem com que o nativo beba das melhores características do signo.

Touro: orquídea e verbena

O taurino é a síntese da elegância, do conforto e dos prazeres da vida, graças à regência de Vênus, o planeta das belezas. A energia que permeia o signo é ligada aos melhores lados da vida, já que ele sabe aproveitar tudo de melhor que lhe é oferecido. A orquídea é símbolo da elegância; sua fragrância é parte da composição de perfumes famosos e traz para o nativo de Touro uma energia de conforto e apreciação pela boa vida.

Já a verbena, famosa por ser afrodisíaca, lhe transfere sensualidade e sedução. Essas duas ervas compõem tudo o que o taurino gosta, ajudando-o na rotina e lembrando-o de que beleza, prazer e conforto podem ser encontrados em todos os momentos, quando procurados nas coisas simples da vida.

Gêmeos: eucalipto e capim-cidreira

Regido por Mercúrio, Gêmeos é o signo da comunicação, bem ágil e desenvolto. Sua lábia e o rápido aprendizado fazem dele um grande potencial de sucesso. Da mesma forma, sua energia é ágil e, por vezes, descontrolada, o que torna interessantes ervas como eucalipto e capim-cidreira, já que o geminiano precisa de foco e desacelerar os próprios pensamentos.

Continua após a publicidade

O eucalipto traz frescor e acalma a mente de quem nasce sob o signo, enquanto o capim-cidreira (também chamado capim-santo e capim-limão) promove centramento e harmonização das informações que ele capta em muito pouco tempo. Ambos trazem o equilíbrio das próprias energias, ajudando Gêmeos a utilizá-las de maneira mais proveitosa, em prol de seus próprios objetivos.

Câncer: artemísia e jasmim

O único signo regido pela Lua é amoroso, dengoso e até manipulador (quando quer). Também é emotivo, amável, sensível e muito intuitivo. Em muitos momentos, Câncer precisa equilibrar as próprias emoções, sendo que a artemísia e o jasmim o ajudam a ter centramento e harmonia do que sente.

A artemísia ajuda com a intuição do canceriano e faz com que ele consiga entrar em contato com as emoções mais profundas, de forma harmônica. O jasmim, por sua vez, auxilia em seu lado mais amável, levando Câncer a enxergar a beleza dessa característica, bem ao contrário do negativismo que costuma atropelar o nativo do signo.

Leão: girassol e camomila

O leonino é regido pelo Sol e traz consigo a energia de uma celebridade. A fama, o autorreconhecimento, a presença de palco e o magnetismo são traços marcantes do nativo deste signo. Logo, ele precisa ter equilíbrio para não se afogar no próprio (elemento) fogo.

Continua após a publicidade

O girassol e a camomila trazem a Leão a harmonia necessária para todo esse brilho intenso. Ambos trabalham as características do signo, de forma equilibrada. Igualmente acentuam o brilho natural do nativo, fazendo-o ainda mais carismático e magnético.

Virgem: alfazema e valeriana

Metódico e sistemático, Virgem traz um outro lado de Mercúrio nas suas características. O nativo é extremamente perfeccionista, criterioso e hábil naquilo que se julga conhecedor e profissional. Assim, a energia que o virginiano costuma precisar é a de tranquilidade e compreensão - devido à costumeira autocrítica, ele não se deixa descansar por muito tempo.

A alfazema (ou lavanda) e a valeriana trazem justamente esse relaxamento, ao mesmo tempo em que mantêm a mente afiada do virginiano. Elas fazem com que ele consiga se desviar das tensões e, ainda sim, executar um bom trabalho. A regência mercuriana faz com as habilidades de precisão e assertividade sejam os maiores traços desse nativo.

Libra: rosa e morango

Outro signo regido por Vênus, o libriano é político, sedutor e sensual, características que o tornam um amante sem igual, com poder imenso de oratória. Ervas como a rosa e o morango enaltecem tais peculiaridades e lhe trazem uma energia amena, acolhedora e reconfortante.

Continua após a publicidade

Rosas são símbolos do amor e o morango, da sensualidade. A combinação dos dois evoca uma energia de paz e tranquilidade para o nativo, fazendo-o ter uma visão clara sobre os assuntos mundanos. As ervas também aumentam o magnetismo de Libra, trabalhando sua autoestima e seu brilho pessoal.

Escorpião: mostarda e canela

O signo considerado o mais sombrio do zodíaco é poderoso, misterioso e cheio de encanto que seduz qualquer um. O escorpiano também é regido por Marte e nem de longe é tão maligno quanto dizem. Ao contrário, é a própria energia da transformação e do oculto, muitas vezes sendo o que faz os demais a entrarem em contato com o lado mais inconsciente deles.

A mostarda e a canela, ervas quentes e marcianas, ajudam Escorpião a direcionar todo esse conteúdo inconsciente e subconsciente de forma traduzível para o consciente.

Sagitário: damasco e dente-de-leão

O grande aventureiro do zodíaco é regido por Júpiter. Seu senso de justiça é implacável, assim como o tino para liberdade. O nativo é expansivo e, por esse motivo, pode se tornar um rebelde que quer provar pontos diferentes do senso comum.

Continua após a publicidade

Essa energia interna, quando bem direcionada, traz muito poder de realização, sendo que ervas como damasco e dente-de-leão ajudam o sagitariano a direcioná-la melhor. O dente-de-leão dá a ele um senso de realidade e objetividade que às vezes falta e o damasco traz a sensação de ser possível atingir os objetivos, através do foco e do direcionamento.

Capricórnio: ipê roxo e amor-perfeito

O signo regido por Saturno é exigente, prático e tende a ser materialista em todos os sentidos e pouco afetivo - e, assim, precisa de estabilidade emocional. O ipê roxo é uma árvore que nos conecta à ancestralidade, característica forte desse nativo, fazendo dele um eterno saudosista e pessoa honrosa com a sua história. Vale dizer que o poder dos ancestrais é ponto forte na energia capricorniana.

Já o amor-perfeito traz a emoção que falta no signo de uma forma que o agrada, pois é estruturada e duradoura, levando para longe os amores passageiros e efêmeros. Isso porque Capricórnio gosta de tudo que tem estrutura e fundamentos sólidos.

Aquário: aroeira e amora

Eis outro signo regido por Saturno que manifesta toda a energia através da sua visão futurista e inovadora. Isso ocorre porque o aquariano entende muito bem sobre tudo o que já ocorreu no passado e anseia por novidades no futuro. Não à toa, é o signo mais visionário do zodíaco.

Continua após a publicidade

A aroeira traz para ele uma energia de sustentação e materialidade, fazendo com que preste mais atenção ao que é real e não empregue todo o foco somente no futuro.

Enquanto isso, a amora traz um pouco de equilíbrio e lembra Aquário dos prazeres do presente e do descanso necessário para se construir o amanhã. Essa combinação equilibra a energia do aquariano, fazendo com que ele desfrute de suas habilidades natas da melhor forma possível.

Peixes: carvalho e boldo

Regido por Júpiter, Peixes tem um poder de expansão inigualável. Neste signo, o planeta se manifesta com características transcendentais, como o amor que extrapola a compreensão acerca de assuntos existenciais, a espiritualidade e a mediunidade desenvolvidas de forma nata.

Por isso o carvalho é associado ao signo, já que o ajuda a ser mais material e menos espiritual, promovendo o equilíbrio necessário. Ao mesmo tempo, age na harmonização do emocional sensível e enaltecido. Ambas as ervas ajudam a acalmar o âmago do pisciano e o faz ter mais concentração e compreensão acerca de tantas emoções intensas.

Fonte: Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta, feiticeiro e idealizador do Covil dos Feiticeiros

Continua após a publicidade

*Com matéria publicada em 21/02/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes