Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fernando abaixa saia de Maiara em show. Por que essa atitude é péssima?

Fernando Zor abaixa saia de Maiara durante show  - Reprodução/Instagram
Fernando Zor abaixa saia de Maiara durante show Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

10/05/2022 13h51

"Não acredito que você vai sair assim. Minha mulher não usa saia curta desse jeito". O ano era 2000 quando ouvi essa frase de um namorado gente boa. A relação não durou, claro. E eu esperava que esse tipo de comportamento também não tivesse perdurado entre homens até hoje, mais de 20 anos depois.

Mas parece que não. Pelo jeito, namorados "cuidarem" das saias das amadas ainda é um comportamento que está em alta. Em um vídeo que circula na internet, o cantor sertanejo Fernando Zor, namorado da cantora Maiara, com quem vive um relacionamento cheio de idas e vindas, repetiu um gesto que nós, mulheres brasileiras, já vimos mais de uma vez.

Eles cantavam no palco cantando uma música juntos em um festival em Maringá. Ela usava um vestido curto e, quando ficou de costas para a plateia, deu uma leve abaixada na roupa. Até que Fernando se meteu, deu alguns passos e puxou a saia dela para baixo com força, em um gesto nada discreto, como quem diz: "mulher minha não mostra a bunda com saia curta desse jeito!" A plateia veio ao delírio com tal ato de proteção e de "amor".

Pode até parecer, para muitos, que era isso que ele tentava fazer. E provavelmente ele nem imagina o quanto de machismo existe nessa atitude. Para muitos, homens, "defenderem" o corpo da "minha mulher" dos olhares dos outros é apenas o normal, por mais absurdo que isso possa parecer.

Só que não, queridos, não tem nada de romântico ou protetor nesse tipo de atitude. Na hora que um cara (ainda mais um que acaba de voltar para a namorada) abaixa a saia dela em público, a mensagem é clara: "ela é minha". "Ela não mostra mais do que eu permito".

Alguns atos falam por palavras. E a atitude de Fernando parece gritar: "De mulher minha cuido eu". Basicamente, Fernando mostrou publicamente que tinha "tomado posse" do corpo da namorada, com quem voltou recentemente e vive um relação conturbado, com denúncias aqui e ali de que ele teria comportamentos abusivos.

Fernando não é o único. Tenho certeza que, Brasil afora, homens continuam fiscalizando saias de namoradas e esposas e cuidando para que elas "não mostrem demais". E, sabe o que é pior? Muitas vezes até mulheres acham que esse tipo de atitude é carinhosa, protetora e uma forma de amor.

Prova disso é que, nas redes sociais, a cena protagonizada por Fernando recebe apoio. Entre elas, da pastora Sarah Sheeva, que escreveu o seguinte: "isso é um sinal de zelo! Significa que existe SIM um sentimento por ela! Quando o homem começa a gostar da mulher ele passa a se importar com coisas que antes ele não se importava".

Sarah, pastora e cantora gospel, é responsável, entre outras coisas, por um curso de "formar princesas", onde dá dicas de "boas maneiras" do estilo, "a mulher deve se guardar para o homem" e por aí vai.

Bem, Sarah, zelo, mesmo, é tomar cuidado para não parecer que trata a mulher como um pedaço de carne, não?

Não estou aqui para falar se eles se gostam ou não. Isso está longe de ser da minha conta.

O que precisa ficar claro é que controlar a roupa da namorada e "cuidar" para que ela não mostre demais não é prova de amor. Pelo contrário. É grosseiro, machista e desrespeitoso.

Se um homem der para fiscalizar a sua saia, como Fernando ou como meu ex namorado, fiquem atentas, irmãs. Fiquem atentas.