Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Imagens de mulheres ucranianas glamurosas e armadas viralizam. Isso é bom?

A ex-miss Ucrânia Anastasiia Lenna - Reprodução/Instagram
A ex-miss Ucrânia Anastasiia Lenna Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

28/02/2022 12h32

Enquanto a guerra na Ucrânia avança, e acompanhamos angustiados o desenrolar do conflito, um tipo de imagem viraliza nas redes sociais. São fotos de mulheres, a maioria muito jovens, vestidas com uniforme de guerra e carregando armas. Elas estão maquiadas, penteadas e parecem ilustrar editoriais de moda.

Só que não é o caso. É vida real mesmo.

As moças em questão são oficiais do Exército ucraniano, que tem cerca de 15% de mulheres em seu contingente, ou civis que decidiram pegar em armas para defender o país.

Uma delas, que mais viralizou, é a ex-miss Ucrânia Anastasiia Lenna.

Em seu perfil no Instagram, ela postou uma foto com arma na mão, avisando que estava se juntando à luta. A foto viralizou mundo afora. Em suas redes sociais, além de pedidos de ajuda para a Ucrânia, ontem, era possível ver nos stories de Anastasiïa ela treinando tiro. A legenda: "Pronta para destruir os invasores russos".

Ela avisou que não faz parte do Exército, mas que sua vida mudou desde a semana passada, e ela resolveu defender seu país.

No Tik Tok, as lutadoras também partilham imagens glamurosas de guerra e fazem enorme sucesso na rede preferida pelos adolescentes e pelas crianças. Muitas delas são oficiais do Exército.

Uma delas, conhecida como Katiucha, postou nos últimos dias um vídeo que teve quase cem mil likes. Ela posava com roupas militares em uma área vazia, parecendo uma modelo. Ao fundo, era possível ver um jeep militar e pessoas carregando armas. Ela também faz dancinhas usando o uniforme.

Atenção, não estou falando que elas estão erradas. Elas são meninas muito jovens vivendo uma guerra. Sinceramente, acho que devem fazer o que as leve a se sentir melhor. Se postar fotos glamurosas ajuda, que seja.

O problema é o uso que fazemos dessas imagens. Afinal, não existe glamour em guerra, mas, sim, muito sofrimento.
E em uma sociedade machista como a que vivemos, tudo fica muito mais complicado. As garotas já foram transformadas em símbolos sexuais. A busca por mulheres ucranianas com armas cresce nos sites pornôs.

E nos posts com imagens das belas garotas (todas assustadoramente jovens) há comentários do tipo: "Nossa, precisam lançar um calendário neste ano só com as lutadoras ucranianas". Ou seja, já querem transformar as meninas em garotas de calendário.

E, repito, elas estão em uma guerra. Não tem glamour nisso. Inclusive, elas estão correndo risco de morrer.

Muitas pessoas argumentam que essas imagens são importantes para mostrar que mulheres são fortes e lutadoras. Eu nunca tive dúvidas de que somos fortes e de que lutamos todos os dias. E, claro, de que são corajosas. Mas não é triste que meninas tão jovens (e o mesmo vale para os homens) tenham que pegar em armas e corram risco de morrer em uma guerra?

Desfile de salto alto

Essa glamurização, pelo jeito, tem apoio do governo. No ano passado, o Exército ucraniano foi supercriticado depois que mulheres oficiais foram fotografadas ensaiando para uma parada militar usando salto alto.

O fato gerou revolta na Ucrânia e foi denunciado pela oposição ao governo como misoginia. Faz sentido, afinal, as oficiais não estavam participando de um concurso de beleza. Pois é. É complicado.

Militares do exército da Ucrânia são obrigadas a marchar usando salto alto - AFP - AFP
Militares do Exército da Ucrânia marcham usando salto alto
Imagem: AFP