Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ao enfrentar Salles, Anitta rebola no mito de que gostosa não é inteligente

Anitta e Ricardo Salles discutiram via Twitter - Instagram/@anitta/Flickr/Ministério do Meio Ambiente
Anitta e Ricardo Salles discutiram via Twitter Imagem: Instagram/@anitta/Flickr/Ministério do Meio Ambiente

Colunista de Universa

24/02/2022 16h19

"Essa aí é boba, passa parte da vida rebolando". "Nossa, essa menina aí nem conta, olha como ela se veste, as coisas que ela fala de sexo". Esse tipo de pensamento sempre foi usado contra mulheres que são símbolos sexuais, bonitas e livres. Mulheres muito sensuais e padrão sempre foram (e ainda são) vistas como "burrinhas" (tem coisa mais irritante e machista do que essa palavra no diminutivo)?

Esse mito está longe de ser verdade, como se sabe. Afinal, uma coisa não está ligada a outra. Não existe roupa, atitude nem aparência de "inteligente". E, olha só, é possível rebolar e ser muito culta e inteligente.

Existem muitas mulheres no mundo que provam isso. Mas o exemplo mais marcante do momento no Brasil é Anitta, uma das maiores estrelas pop do país.

Pois a cantora, conhecida pela inteligência com que gere sua carreira, discutiu na noite de quarta-feira (23) no Twitter com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e teve que ouvir o seguinte: "Só converso daqui pra frente com a Anitta Burrita se ela conseguir fazer sozinha um vídeo soletrando pa-ra-le-le-pí-pe-do sem usar telepronter."

É afrontoso que um qualquer pessoa, ainda um ex-ministro, diga isso para uma mulher. E é também um absurdo que ele passe o tempo discutindo no Twitter falando baixarias.

Anitta, além de não ser burra, sabe se defender muito bem e não tem papas na língua. Por isso, chamou o ex-ministro para "um mano a mano" e disse que enfrentaria ao vivo : "esse machismo de bosta de achar que eu sou burra só porque sou gostosa".

Ela tem toda razão. É um machismo absurdo. E é também ignorância (quem é o burro e quem é a inteligente?).

Será que o ex-ministro não sabe todas as coisas que a Anitta consegue fazer sozinha? Falar isso para uma mulher que veio da periferia e constrói (sendo empresária de si mesma) uma carreira de sucesso até internacional chega a ser ridículo.

E não, não tem como chamar a Anitta de burra. Você não precisa gostar das músicas dela nem simpatizar com a artista. Anitta, com apenas 28 anos, é dona de si e da sua carreira. Montou um império, é empresária de si mesma, produtora, cuida da carreira de outros artistas, fala vários idiomas com fluência.

E, claro, ela rebola muito bem. Uma coisa, como disse, não está conectada com a outra. Mas, por muito tempo, esse mito foi tão forte que mulheres precisavam fazer cara de intelectual e se vestir de "maneira adequada" para que pudessem ser levadas a sério.

Quer dizer, na verdade, isso nunca mudou. Ainda bem que temos mulheres inteligentes e combativas como a Anitta para tentar quebrar esses mitos. E sem perder o rebolado.