Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nicole Kidman, no auge aos 54 anos, pensou em se aposentar aos 40. Por quê?

A atriz Nicole Kidman - Reprodução / Internet
A atriz Nicole Kidman Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

28/12/2021 04h00

A atriz Nicole Kidman está, segundo críticos de cinema e TV, vivendo o ápice da sua carreira. Ela acabou de estrear o filme "Being The Ricardos", exibido na Amazon Prime, no qual vive Lucille Ball, estrela da TV americana.

A atriz também trabalha como produtora de sucesso, já que decidiu que, como parte de seu ativismo, produziria filmes com mulheres para tornar a indústria mais igual.

Além de tudo isso, Nicole é mãe de quatro filhos e tem 54 anos. Sim, sua idade não deveria ser notícia nem assunto. Mas ela é mulher. E, atriz, em uma indústria como a do cinema, em que raramente as mulheres vivem (ou viviam, sim, as coisas aos poucos estão mudando) seu auge aos 50.

O mesmo, claro, não podemos falar dos homens. Esses têm mais sorte e não costumam ser exceção. Estão aí atores talentosos como Keanu Reeves, 57, Brad Pitt, 58, e George Clooney, 60 para provar. Eles são ótimos atores, continuam no auge, merecidamente. Mas provavelmente eles não acharam que teriam que se aposentar aos 40.

Já no caso das mulheres: "Há um consenso na indústria de que, como atriz, você está acabada por volta dos 40 anos", disse Kidman para a revista "Du Jour", acrescentando que nunca ninguém chegou e falou: "Você está fora do prazo de validade". Mas que isso ficou óbvio e que ela perdeu, sim, papéis.

Não por acaso, em entrevista ao jornal "The Guardian", ela contou que, depois de completar 40 anos, teve uma filha e sentiu que a indústria se tornava hostil para ela. Pensou em se aposentar, até que levou uma bronca de sua mãe, uma feminista que hoje tem 81 anos.

"Ela me disse que eu não devia simplesmente desistir."

Ainda bem que ela ouviu a mãe. Caso contrário, não teria criado uma produtora de cinema em 2010, aos 43 anos. Sua produtora é responsável por alguns de seus sucessos, como "Big Little Lies", The "Undoing" e "Nove Desconhecidos", só para citar alguns dos seus trabalhos recentes. A primeira série lhe rendeu Emmys como atriz e produtora e também um Globo de Ouro. Já pensou se ela tivesse desistido?

Ao continuar no universo do entretenimento com 54 anos, além de produzir trabalhos de outras mulheres, Kidman ainda representa as de mais de 50 na TV e no cinema. Sim, elas existem. E suas vidas não deixam de ser interessantes depois que elas passam dos 40 anos.

Absurdo é saber que todas nós, em quase todas as profissões, ainda fazemos contas pensando em quantos anos nos tornaremos descartáveis.

Se o etarismo também atinge os homens? Com certeza. Mas as mulheres ainda sofrem mais com esse preconceito. Segundo pesquisa divulgada pela revista "Forbes" americana, as mulheres sofrem duas vezes mais com a discriminação por idade do que os homens em ambiente de trabalho.

Na mesma entrevista em que disse que quase se aposentou, Nicole Kidman afirmou também que as coisas estão mudando para melhor. Ainda bem. Mas precisamos chegar ao momento em que mulheres talentosas como ela não vão achar aos 40 anos que precisam se aposentar porque não há mais lugar para elas.